23 de maio de 2012

MUSEU VIRTUAL REÚNE TODO ACERVO DO PINTOR GOYA

As 432 obras do pintor espanhol Francisco de Goya, dispersas por 95 pontos do planeta, em 221 instituições públicas e privadas, estão agora reunidas num único sítio. O projeto é da Fundación Goya en Aragón, que diz tratar-se de “um museu virtual”, apesar de o site se aproximar mais de um catálogo e de um guia para quem quiser visitar os quadros originais.

El quitasol é uma das obras da exposição “Goya – Luzes e Sombras”
O catálogo, que além de incluir imagens dos quadros cujo paradeiro é conhecido, em pequeno formato, informa os visitantes de características das peças como data de produção, técnica utilizada, dimensões, breve história e análise, bibliografia e local onde se encontra o original, entre outras particularidades de cada peça.

Na zona “Goya no mundo”, o site localiza no globo as obras do pintor e compila informações sobre os museus e as instituições – mapa, horários, contactos, sites, preços – de modo a facilitar as visitas dos interessados nos quadros do espanhol. As principais secções sinalizam obras no mundo (que se subdivide em Europa, América e Ásia), em Espanha e em Aragão, comunidade autónoma espanhol de onde Goya é natural.

A Fundación Goya en Aragón revelou, segundo o jornal El País, que este projeto permitiu concluir que “entre 20 e 30% da obra do pintor aragonês está em mãos privadas”. O que não significa que estas peças, que estão nas mãos de privados, não possam ser visitadas nos locais em que se encontram. 

O mapa com a localização das obras, com as demais informações, assim como a pequena dimensão dos quadros disponíveis no site, parece apontar nesse sentido. Aliás, a fundação nem sequer permite que o cibernautas possam guardar as imagens que têm no seu site, sugerindo aos seus visitantes que, se quiserem ver as pinturas em bom tamanho, terão de se deslocar aos museus e galerias.

The Shootings of May Third 1808
1814 (110 kB); Oil on canvas, 104 3/4 x 136 in; Museo del Prado, Madri
d 
Apesar deste tipo de restrições impostas pela fundação, em sites como, por exemplo, o do Museu do Prado, em Madrid, onde está agora patente a exposição “Goya – Luzes e Sombras”, as imagens das obras podem ser vistas online com muito maior resolução – e mesmo guardadas.

Esta exposição está, de resto, presente numa outra seção do novo site – “Goya em exposição”. Aqui estão mais de 300 registos com colecções permanentes e exposições temporárias, numa base de dados que inclui iniciativas passadas, presentes e futuras.


Extraído do sítio Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.