21 de maio de 2012

PREMIO DO MUSEU EUROPEU DO ANO ATRIBUÍDO A CÓRDOVA, ESPANHA


O prémio europeu para o melhor museu em 2012 foi atribuído ao Museu Madinat al-Zahra, da cidade espanhola de Córdova, foi hoje anunciado em Penafiel, pela Assembleia Anual do Fórum Europeu dos Museus.

Para a lista de finalistas da distinção estavam nomeados três museus portugueses.

Na cerimónia, que está a decorrer no museu municipal de Penafiel, a Assembleia Anual do Fórum Europeu dos Museus distinguiu também, com menções especiais, o museu Audax Textielmuseum, de Tilburg, na Holanda, o The Museum of Disappeared Taste – Kolomna Pastilla, na Rússia, The Museum of Prijepolje, na Sérvia, e The People’s History Museum, em Manchester, no Reino Unido.

Entre os 46 museus finalistas ao Prémio Europeu de Museu do Ano (EMYA - European Museum of the Year Award), de vários países, encontravam-se três equipamentos portugueses: o centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, no Faial, Açores, o Hotel-Museu do Convento de São Paulo, no Redondo, e o Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa.

Os museus portugueses disputaram o prémio principal com equipamentos da Alemanha, Holanda, Reino Unido, Rússia, Sérvia, Itália, França, Grécia, Noruega, Croácia, Espanha, Suíça, Suécia, Eslovénia, Estónia, Irlanda, Turquia e Ucrânia.

O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, assiste à cerimónia e destacou a importância de o evento se realizar em Portugal.


Extraído do sítio Ionline.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.