23 de maio de 2013

PORTUGAL: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS COM MAIS 50% DE VISITANTES ESTE ANO DO QUE 2012

Foram registadas mais 7941 visitas no Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus registou este ano um aumento de 50% no número de visitantes, em comparação com o ano passado, divulgou hoje, em comunicado, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A DGPC registou mais 7941 visitas no Dia Internacional dos Museus, em relação ao ano passado, número que representa um aumento ligeiramente superior a 50%, em relação a 2012, somando um total de 23.678 participantes.

No ano passado, o Dia Internacional dos Museus somou 15.737 visitantes e, em 2011, 14.290 visitantes, de acordo com os dados divulgados pela DGPC.

A Noite Europeia dos Museus, realizada em simultâneo com as comemorações do Dia Internacional dos Museus, registrou um aumento ligeiro de visitantes, na ordem dos 2%, em relação ao ano passado, adianta a DGCP.

O público tem aderido às comemorações do Dia Internacional dos Museus, registando-se um aumento no número de visitas todos os anos, desde o primeiro certame, adianta a DGCP, que sublinha o "aumento significativo" de público, nas iniciativas do Dia Internacional dos Museus, em 2013.

O evento celebrou-se este ano em simultâneo com a Noite Europeia dos Museus e contou com mais de 400 iniciativas dirigidas ao público em geral, com entrada gratuita nos museus tutelados pela DGPC e pela Rede Portuguesa de Museus (RPM).

A iniciativa, instituída em 1997 pelo Concelho Internacional de Museus (ICOM), celebra-se dia 18 de maio, com o objetivo de dinamizar as actividades promovidas pelos museus e atrair novos públicos a estas entidades culturais.

Com excepção do Palácio Nacional da Ajuda, onde se encontra patente a exposição da artista plástica Joana Vasconcelos, que exigia uma contribuição monetária a título reduzido, todas as entradas nos museus, palácios e monumentos abrangidos pela DGPC eram gratuitas.

O Dia Internacional dos Museus defende a criação de articulações com o público e o melhoramento dos programas das entidades culturais, com o objetivo de contribuir para a “integração, coesão e harmonia social”, informa o Instituto dos Museus e da Conservação.

A Noite dos Museus, iniciativa proposta pelo Ministério da Cultura e pela Comunicação de França desde 2005, propõe um conjunto de atividades culturais gratuitas sugeridas pelas entidades participantes, com início ao final da tarde e com término à meia-noite.

Extraído do sítio ionline.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.