15 de maio de 2013

EXPOSIÇÃO 'JORGE AMADO E ZÉLIA GATTAI CONTAM PABLO NERUDA' ESTÁ EM ILHÉUS - Roberto Rabat Chame

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, apresenta a exposição fotográfica “Jorge Amado e Zélia Gattai contam Pablo Neruda”, na Casa de Cultura Jorge Amado, em Ilhéus, até o próximo dia 30. A programação faz parte da 11ª Semana Nacional de Museus, iniciada na segunda-feira, 13, e segue até o próximo domingo, 19, em várias instituições de Ilhéus e em todo o país, e das comemorações pelo centenário do poeta Neruda, prêmio Nobel de Literatura, internacionalmente reverenciado não apenas como escritor, mas como personalidade importante no cenário político-cultural do século XX.

A Exposição faz parte da 11ª Semana Nacional de Museus – Casa de Jorge Amado – Fotos Alfredo Filho – Secom-Ilhéus. 

A mostra de fotografias, produzidas por Zélia Gattai, é composta por 13 painéis e retrata a amizade do casal Amado com o poeta chileno, ícones da literatura mundial. As imagens são de atividades que ocorreram no período de 1945 a 1966, e demonstram a passagem dos literatos em diversos locais, como Moscou, Ilha do Ceilão, Ilha Negra, China, Tchecoslováquia, São Paulo, Rio de Janeiro e na Bahia. Os textos exibidos nos painéis foram extraídos do livro Navegação de Cabotagem, de Jorge Amado, e Jardim de Inverno, Zélia Gattai.

Programação – A programação faz parte da 11ª Semana Nacional de Museus inclui exposições, palestras e recitais, em diversos centros de cultura da cidade, incluindo o Museu do Mar e da Capitania, da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). Na Casa de Cultura Jorge Amado, são expostos textos e fotografias produzidos pela mulher do escritor, Zélia Gattai, sobre a relação do casal com o poeta chileno Pablo Neruda. Ainda, o acervo fixo da Casa de Cultura traz roupas e objetos pessoais de Amado, além das capas dos seus livros e representações dos orixás. O espaço ficará aberto à visitação durante a Semana de Museus, no período das 9 às 18 horas.

Já no Ateliê Goca Moreno, situado à Rua Antônio Lavigne de Lemos, no Centro, pode ser conferida a exibição do filme A Seara Vermelha, proibido pela ditadura militar por ter como eixo temático a reforma agrária. Outras atrações são a exposição de fotografias produzidas Zéllia Gattai, em torno de seu cotidiano com Jorge Amado e família, na casa do Bairro Rio Vermelho, em Salvador, bem como a visita guiada à exposição Casa do Rio Vermelho, que reúne relato de pesquisas e entrevistas com os familiares do escritor. O Espaço Goca Moreno, ficará aberto sempre das 9 às 18 horas.

Ainda faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, em Ilhéus, a palestra Coronel Misael Tavares – um marco na história de Ilhéus, ministrada pelo professor Ronaldo Lindone, graduado em Filosofia e História e especialista em Metodologia do Ensino Superior. A palestra vai ocorrer nesta terça-feira, dia 14, no período das 9 às 10 horas, no auditório do Ilhéus Hotel. No mesmo local, na quarta-feira, 15, a partir das 20 horas, será ministrada a palestra Política Nacional de Museus e seu Impacto Sociocultural nas Instituições Museais da Bahia e Comunidades do Entorno, ministrada pela museóloga e especialista em educação, Elaine S. Gonçalves. Já no Salão Nobre de Eventos do hotel, será promovida, nos dias 16 e 17, das 9 às 17 horas, a oficina Conhecer para preservar – Oficina de Educação Patrimonial para Monitores.

Mais atrações culturais ocorrem no Museu da Piedade. Entre os dias 13 e 19, das 8 às 17 horas, ficará aberta ao público a exposição de artes plásticas de artistas locais com temáticas ligadas à memória e identidade da região Sul da Bahia. Também será possível participar, nos mesmos dias e horários, da visita guiada pelo conjunto arquitetônico neogótico do local, que abriga museu, capela e escola. No sábado, 18, na área verde do Museu, será apresentado o recital lítero-musical, com a participação dos estudantes do ensino médio do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

Extraído do sítio R2CPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.