5 de julho de 2012

CIDADE DE CÁCERES É ELEITA PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL - Katiana Pereira

Ato foi publicado na terça-feira (26), no Diário Oficial da União; foram destacados os valores históricos, urbanísticos e paisagísticos.

Igreja Matriz São Luiz, uma edificação de estilo neogótico, é um dos monumentos históricos de Cáceres

O Ministério da Cultura (MinC) publicou, no Diário Oficial da União que circulou na terça-feira (26), a homologação da Portaria nº 85, que confere à cidade de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) o status de Patrimônio Cultural Brasileiro. 

A aprovação é do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e ocorreu em dezembro de 2010. 

No processo de tombamento foram destacados os valores históricos, urbanísticos e paisagísticos da "Princesinha do Paraguai", como Cáceres é conhecida. 

Desde sua fundação, a cidade desempenhou importante papel para a definição de fronteiras entre terras lusas e castelhanas e sua ligação com a então capitania de São Paulo, por meio do Rio Paraguai.



O MinC considerou que o município é testemunho vivo do intercâmbio entre os processos naturais e sociais, em que o Rio Paraguai se destaca na configuração do sítio urbano e como principal elemento que marca e interage com a paisagem urbana. 

Monumentos históricos 

Entre alguns dos monumentos históricos de Cáceres se destaca o Marco do Jaurú “Tratado de Madri”, que é um divisor de terras entre Portugal e Espanha. 



Ele foi assentado na foz do Rio Jaurú, à margem direita, em 18 de janeiro de 1754, e transladado para Cáceres em 2 de fevereiro de 1883. 

Em Cáceres, ele está assentado em frente da Igreja Matriz São Luiz, uma edificação de estilo neogótico, localizada na Praça Barrão do Rio Branco, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 



Centro Histórico de Cáceres 

É composto por um conjunto de bens e imóveis de arquitetura majestosa do século XVIII, destacando entre os estilos colonial e neoclássico. 



Na maioria dos casarões, encontram-se resquícios do neogótico, ArtDecô e eclético representado em suas fachadas, frontões e beirais. 

O Centro Histórico foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, e é protegido pela Comissão Especial de Preservação e Tombamento Histórico (CEPTH). 



Outro ponto marcante é o Museu Histórico de Cáceres, com suas salas representativas que retrata a cultura e a historia do povo pantaneiro, há também a sala de arqueologia. Além da Biblioteca Pública Municipal, Arquivo Público Municipal e o Centro Municipal de Cultura. 

História 

A Vila de São Luís de Cáceres foi fundada em 6 de outubro de 1778, pelo tenente de Dragões Antônio Pinto Rego e Carvalho, por determinação do quarto governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres. 

As razões para a fundação do povoado foram a necessidade de defesa e incremento da fronteira sudoeste de Mato Grosso; a comunicação entre Vila Bela da Santíssima Trindade e Cuiabá e, pelo rio Paraguai, com a capitania de São Paulo; e a fertilidade do solo no local, com abundantes recursos hídricos. 

Turismo 

Cáceres atinge seus 234 anos de fundação com muitos aspectos positivos para o turismo. A cidade foi escolhida como um dos municípios brasileiros indutores do turismo. 



Juntamente aos atrativos naturais como o Pantanal com o Rio Paraguai, a Dolina Água Milagrosa e as várias cachoeiras do município, o turismo de pesca esportiva tem atraído muitos visitantes para Cáceres, principalmente em sua festa maior, o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, que atrai um público circulante de 250 mil pessoas.


Extraído do sítio Mídia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.