20 de julho de 2012

FINLÂNDIA: ESTAÇÕES DEFINIDAS E MUITAS OPÇÕES DE LAZER NA TERRA DO PAPAI NOEL - Monica Vasku

A capital Helsinque é considerada uma das cidades mais caras da Europa, mas é possível fazer programas gratuitos ou encontrar opções baratas de lazer, como concertos nos parques ou um passeio à Ilha de Seurasaari.

Já pensou em viajar para um país onde você pode encontrar o Papai Noel em pessoa, colher morangos nas florestas em companhia de esquilos e coelhos e ainda dormir em um castelo de gelo? Parece brincadeira, mas esse país existe, tem cerca de cinco milhões de habitantes, fica no Norte da Europa e se chama Finlândia.


Suomi é o nome original do país, mundialmente conhecido pela Nokia, pelo jogo Angry Birds, por seus pilotos de Fórmula 1 e, recentemente, foi eleito como o melhor lugar do mundo para se viver, segundo pesquisa da revista americana Newsweek. A Finlândia é um dos países mais bem-sucedidos da Europa e possui uma indústria altamente competitiva no setor de comunicações, eletrônica e engenharia, além de ter um dos melhores sistemas de educação do mundo.

Helsinque 

A capital tem uma população aproximada de cerca de 600 mil habitantes que convivem em um ambiente de harmonia entre a modernidade e a natureza. Em meio a construções contemporâneas e históricas, centenas de parques e lagos são preservados. A Finlândia é o país com mais lagos no mundo, em torno de 190 mil, e ainda possui mais áreas verdes do que habitadas. É também o terceiro país com a menor densidade demográfica da Europa, com 17 habitantes por quilômetro quadrado, estando atrás apenas da Noruega e da Islândia.

Helsinque é o centro cultural do país e abriga diversos museus, bibliotecas, casas de espetáculos e centros culturais. A capital é considerada uma das cidades mais caras da Europa, mas é possível fazer programas gratuitos ou encontrar opções baratas de lazer, como concertos nos parques ou um passeio à Ilha de Seurasaari. O museu ao ar livre de Seurasaari está localizado em uma bela ilha verde, a poucos quilômetros do centro de Helsinque. A ilha abriga a história da forma tradicional de vida dos finlandeses, exibida nas casas de campo e mansões dos últimos quatro séculos, trazidas de várias partes do país. 

Outro ponto turístico da capital que tem uma forte ligação com o ambiente em que se encontra é a Igreja Temppeliaukio. O templo luterano é subterrâneo e foi construído em 1969, esculpido diretamente no granito. Com um desenho circular e iluminação natural criada por 180 janelas no topo do santuário, a igreja é muito usada para concertos de música clássica, uma vez que as paredes de rocha geram uma excelente acústica.

Estações 

A proximidade com o meio ambiente proporciona experiências muito agradáveis nas quatro estacões, que na Finlândia são bem definidas. Na Primavera, as ruas e parques ficam repletos de flores e convidam a um delicioso piquenique ao ar livre e a um passeio de bicicleta pelas ciclovias que cruzam toda a capital. No Verão, as temperaturas chegam aos 30°C e as praias ficam lotadas. O mar, acreditem, tem temperatura agradável.

Nessa estação, um bom programa é visitar a ilha de Suomenlinna, onde um grande forte foi construído na época da guerra, mas nunca chegou a ser usado. Em Suomenlinna há praias e natureza belíssima, além de restaurantes que servem os melhores quitutes finlandeses, acompanhados de uma boa cerveja gelada. É no Verão também que as frutas começam a brotar nas florestas e é possível colher morangos, framboesas e blueberrys, sempre com a companhia de simpáticos esquilos, coelhos e porcos-espinhos.

No Inverno, o país se cobre de neve e as temperaturas chegam aos incríveis -30°C. Os esportes dessa época são bastante populares e diversas pistas de esqui e snowboarding ficam lotadas de praticantes de todo o mundo. Em Helsinque, as praças se transformam em enormes pistas de patinação no gelo, proporcionando diversão para todas as idades. É no Inverno também que as famílias se reúnem em saunas à beira de rios, comem a famosa Makkara – um tipo de linguiça bastante popular no país - e colocam em prática a tradição secular de mergulhar no lago congelado após uma sessão no quarto quente. A tradição diz que o ritual faz bem à saúde.

Papai Noel

A Lapônia finlandesa é a região mais ao Norte do país e da União Europeia. Lá também é a terra do Papai Noel e é possível visitar, por exemplo, a aldeia do bom velhinho na cidade de Rovaniemi, no círculo polar, admirar as auroras boreais e as várias construções de gelo e neve - como o Castelo de Neve de Kemi - e fazer diversos passeios como os de cães, de moto de neve ou de renas. A aldeia do Papai Noel funciona durante todo o ano e é possível enviar cartas do bom velhinho para crianças que falem diferentes línguas em todo o mundo. Os finlandeses acreditam que o Papai Noel foi um menino órfão que nasceu na região da Lapônia e que gostava de fazer brinquedos de madeira para presentear as crianças na noite de Natal. 

Capital Mundial do Design


A boa reputação finlandesa também aparece na área do design. Prova disso é que a capital, Helsinque, iniciou o ano como a Capital Mundial do Design 2012. O World Design Capital Helsinki 2012 é uma das maiores exposições em design jamais vistas no mundo. Durante todo o ano, a cidade pretende explorar os benefícios e valores desse tipo de arte e demonstrar de que maneiras ela pode melhorar nossas cidades. A Capital Mundial do Design é uma iniciativa do Conselho Internacional de Sociedades de Design Industrial (ICSID), que a cada dois anos reconhece uma cidade mundial por seus feitos utilizando o design como uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas. 

Para quem se interessa pelo assunto, uma boa dica de turismo é uma visita ao Museu do Design (www.designmuseum.fi), que fica no centro da capital. Lá, é possível desfrutar das mais finas coleções finlandesas de vidros, móveis, cerâmicas, quadros e têxteis. A visita é uma experiência de cores e formas inusitadas, ideias extravagantes e apostas que deram certo, ou não. No Designmuseo não há limites para a imaginação.


Extraído do sítio Correio 24 H

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.