7 de julho de 2012

PORTO ALEGRE GANHA PLATAFORMA COLABORATIVA DE EVENTOS CULTURAIS - Pedro Palaoro

Curtindo Porto Alegre pretende divulgar de forma generalista e indiscriminada eventos culturais na capital gaúcha. Foto: Reprodução

Nesta semana, Porto Alegre ganhou um importante aliado na tarefa de divulgar grande parte dos eventos que ocorrem na cidade, que acabam tendo menos visibilidade por falta de recursos ou de pessoas que se dediquem a divulgá-los. Na onda das plataformas colaborativas que buscam gerar união de comunidades ou de setores para financiar ou criar soluções para problemas comuns, a capital gaúcha ganha o Curtindo Porto Alegre (CPA), plataforma própria focada na divulgação de eventos culturais. A ideia busca suprir a falta de um veículo que divulgue de maneira generalista e indiscriminada eventos culturais que acontecem na capital gaúcha.

A plataforma levou 40 dias para ficar pronta, desde sua concepção até seu lançamento, e foi financiada pela Prefeitura de Porto Alegre. Segundo o secretário da juventude de Porto Alegre, Luizinho Martins, foi surpreendente a recepção do CPA pelo público, já que no segundo dia a página da plataforma no Facebook contava com 3100 fãs e o site já tinha recebido a inscrição de 200 eventos enviados pelo público.

A plataforma funciona ligada à rede social Facebook, de forma que as pessoas podem registrar o evento na rede social e posteriormente solicitar a divulgação do mesmo pelo site colaborativo. Os eventos inscritos para serem divulgados no Curtindo POA serão moderados por agentes da Secretaria da Juventude de modo que sejam cumpridas as políticas de uso do site, que delimitam que eventos que incitem contra a ordem pública, promovam atos ilegais, tenham caráter político-partidário ou eleitoral e que tenham em sua divulgação palavras de baixo calão não sejam divulgados.



A esse respeito, a produtora cultural Fernanda Severo adverte que a política da prefeitura pode significar que eventos como as polêmicas Marcha das Vadias ou Marcha da Maconha, além de manifestações contra o aumento de passagens de ônibus possam ficar de fora da ‘agenda da cidade’. Embora com estas restrições, Fernanda afirma que a ideia da plataforma é ótima: “Quando fazemos pesquisas de possíveis datas para eventos que estão sendo produzidos, isso é realmente importante na pré-produção de Mostras, Festivais, Exposições”.

Para os dois atores desta história, a riqueza da cultura portoalegrense necessitava uma iniciativa neste sentido. Se a plataforma funcionará até o pós-eleição ou por tempo indeterminado não há como prever – mas enquanto a plataforma funcionar ela pode facilitar para todos o que produzem eventos e principalmente para os consumidores de cultura na cidade.


Extraído do sítio Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.