21 de julho de 2012

ANO DE PORTUGAL NO BRASIL BUSCA PASSAR IMAGEM MODERNA DO PAÍS


Atualizar a imagem que os brasileiros têm dos portugueses. Esse é um dos principais objetivos dos organizadores do Ano de Portugal no Brasil, que começa em setembro. 'Ficamos amarrados a um paradoxo', disse Paulo Lourenço, cônsul-geral de Portugal em São Paulo, nesta quarta, 18/7. 'As referências histórias e alguns traços pitorescos conferiram uma imagem de descobridor que não permitiu que Portugal fosse de fato descoberto pelos brasileiros.'

Para mostrar a produção atual do país, estão previstos shows, exposições, espetáculos teatrais e de dança, torneios esportivos, eventos gastronômicos, encontros sobre negócios e sobre intercâmbio de estudantes universitários, entre outras ações.

Roberta Sá, a cantora de fado Mariza e a Orquestra Sinfônica de Brasília darão início à programação com um show gratuito no Distrito Federal, em 7/9, Dia da Independência do Brasil. Mariza também se apresentará com Milton Nascimento em Belo Horizonte (no Palácio das Artes, em 9/9) e no Rio de Janeiro (Teatro Municipal, 12/9).

Pouco depois, entre os dias 21/9 e 23/9, em Lisboa, artistas brasileiros como Ney Matogrosso, Martinho da Vila e Zeca Baleiro se apresentam no Terreiro do Paço, marcando a abertura do Ano do Brasil em Portugal. As homenagens ocorrem simultaneamente nos dois países ao longo de dez meses, até 10/6, quando é celebrado o Dia Nacional de Portugal.

Por aqui, outras atrações previstas são uma turnê da orquestra Gulbenkian e a exposição itinerante 'Bordallianos do Brasil', com peças produzidas por designers portugueses e brasileiros na Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro.

No Rio, serão exibidos os trabalhos de Rui Chafes, expoente da atual geração de artistas portugueses (Museu de Arte Moderna, de novembro a dezembro), e de Maria Helena Vieira da Silva (também no MAM-Rio, de dezembro a março).

São Paulo receberá obras de Vasco Araújo (Pinacoteca do Estado de São Paulo, de março a julho de 2013), uma mostra dedicada ao designer Fernando Brízio (Instituto Tomie Ohtake) e a exposição 'Palavras da Memória', que abordará 40 obras referenciais de nosso idioma (Museu da Língua Portuguesa). Em relação a literatura, também foram anunciados o lançamento de um livro com dez novos autores portugueses e a publicação da correspondência completa entre o poeta Fernando Pessoa e sua namorada Ophélia Queiroz.

Encontros para empresários brasileiros e portugueses serão realizados em São Paulo (um em setembro, outro em maio do ano que vem), em Recife (novembro) e em Belo Horizonte (abril). Também está prevista uma mostra com pequenas e médias empresas portuguesas com foco em inovação tecnológica.

'Esse ano é uma bela oportunidade para que as empresas portuguesas, principalmente as pequenas e médias, consigam expandir para o mercado brasileiro', disse Miguel Horta e Costa, comissário-geral do Ano de Portugal no Brasil. Paulo Lourenço destacou também o interesse em fomentar o turismo e facilitar o acesso de profissionais portugueses bem qualificados ao mercado de trabalho brasileiro. Segundo Costa, ainda não há uma estimativa do valor que deve ser investido na programação, pois as atrações ainda estão sendo definidas.

Extraído do sítio Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.