7 de junho de 2012

AS DIFERENTES MORTES DE CLÁUDIO MANUEL DA COSTA


Ontem (dia 5) completaria apenas 223 anos o nosso amigo e poeta árcade Cláudio Manuel da Costa. E, para comemorar tal data literária, pensamos em falar sobre nada menos que uma das maiores polêmicas da vida do autor: a sua morte. Como a intenção aqui não é repetir o que se faz todos os anos, em todos os aniversários do autor, em todos os posts de todos os sites e portais de literatura, preparamos uma seleta de comentários teóricos (retirados de manuais e críticas literárias) que definem sucintamente como foi a morte do poeta.

Curso de Literatura Brasileira - Ébion de Lima - Editora FTD

"Voltou pra Minas. Exerceu a advocacia e cargos públicos, chegando até a Secretário da Capitania. Metido na Inconfidência, foi preso, sucumbindo na prisão onde, segundo se julga, suicidou-se."

Súmulas de Literatura Brasileira - Cândido de Oliveira - Editora Biblos, 1968

"Estudou com os jesuítas no Rio de Janeiro e formou-se em cânones na Universidade de Coimbra. Foi advogado em Vila Rica, funcionário do governo, minerador e inconfidente. Matou-se na prisão, dizem."

Literatura brasileira: das origens aos nossos dias - José de Nicola - Editora Scipone - 1990

"Em 1768, já de volta a Vila Rica, lança seu livro de poesias, Obras, e funda a Arcádia Ultramarina (o nome faz menção a uma arcádia portuguesa, só que além-mar). Tendo participado da Inconfidência Mineira, é preso e encontrado enforcado na cadeia, em 1789."

Poesia brasileira: do barroco ao pré-modernismo - Luis Augusto Fischer e Sergio Luís Fischer - Editora Novo Século - 2001

"Mesmo sendo adepto do pombalismo, Cláudio Manuel simpatizava com a causa dos inconfidentes, o que lhe custou interrogatório e prisão. Em 1789, foi encontrado morto em sua cela, sendo sua morte atribuída a suicídio."

História da literatura brasileira - Carlos Nejar - Editora Relume Dumará - 2007

"Às vezes é pedra de pedra apenas, pedra de nada, pedra de coração cansado e sem esperança. O de quem nem pôde ver dias melhores na cela de Vila Rica,onde morreu (ou foi morrido)."

Como dá pra notar, (quase) todos os livros tentam deixar clara a incerteza quanto à causa da morte do poeta. Entre na onda e investigue a morte do árcade também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.