20 de junho de 2012

POETA VENEZUELANO ELOGIA ACESSO DO POVO A LITERATURA

O poeta venezuelano Enrique Hernández D'Jesús, cuja obra será homenageada na 9ª edição do Festival Mundial de Poesia, elogiou nesta segunda-feira (18) o evento, destacando a política editorial do país sul-americano que facilita o acesso do povo aos livros .



Durante entrevista a programa de televisão venezuelano, o escritor, fotógrafo e editor exaltou sobretudo o conjunto de trabalhos literários que embasou – e ainda embasam- a revolução bolivariana.

"O homenageado não sou eu, mas o meu ego”, declarou Hernández D'Jesús, que confessou ainda “não ter se dado conta de que é poeta, falta-me muito o que aprender, garantiu. Disse ainda que a poesia é um ofício amoroso, tem que haver muito carinho pela palavra e pelo verso, enfatizou.

Nascido no estado de Mérida, em 1947, durante mais de três décadas Hernández D'Jesús expôs imagens captadas por sua lente em galerias do seu país, Itália, Espanha e Porto Rico. Multipremiado por sua literatura e fotografia, tem numerosos livros publicados, entre eles, Muerto de Risa (1968), Mi abuelo primaveral y sudoroso (1974), Así sea uno de aqui (1976), Magicismos (1989) e La tentación de la carne, de 1997.

O Festival de Poesia foi aberto nesta segunda (18) no teatro Teresa Carreño e se prolongará até 23 de junho, promovendo atividades paralelas em vários estados do país. O evento contará com a participação de representantes da Bolívia, Uruguai, Espanha, México, Palestina, São Tomé e Príncipe, além de Porto Rico, Estados Unidos, Líbano e Brasil.

Também foram convidados poetas da França, Argentina, Portugal, Peru, Chile, Colômbia, Itália, Haiti, Jamaica, Nicarágua, Cuba e Guatemala.

Os organizadores anunciaram a participação de dezenas de escritores estrangeiros, entre os quais, o francês Michel Butor, o argentino Gabriel Impaglione, o peruano Roger Santiváñez e o argentino residente em Cuba, Basilia Papastamatiu.

Extraído do sítio Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.