18 de junho de 2012

WINE MOVIES - Luis Cola

O vinho está retornando aos holofotes de Hollywood com a chegada de Billionaire's Vinegar, adaptação do livro de Benjamin Wallace (O vinho mais caro da história, em português), estrelado pelo galã Brad Pitt e que fala sobre a venda em leilão das polêmicas (e falsas) garrafas de Château Lafite que teriam pertencido ao ex-presidente americano Thomas Jefferson, um notório apreciador dos vinhos franceses.

Recapitulando sobre a presença do vinho no cinema, o site The Drinks Business compilou uma lista com seus Top 10 Wine Movies (pessoalmente, eu substituiria alguns dessa lista...). Infelizmente, alguns deles nunca passaram no Brasil, seja pelo caráter documental ou por falta de distribuição. Veja quais são eles:



10- The Secret of Santa Victoria (1969)Divertidíssimo! Retrata a verdadeira paixão de um povo por seu vinho...



9- This Earth is Mine (1959)Esse eu não assisti, mas trata-se de um "dramalhão" romântico passado na região vinícola da Califórnia em plena Lei Seca. De certo modo, um enredo semelhante ao mais conhecido "Caminhando nas Nuvens" com Keanu Reeves.



8- Mondovino (2004)Documentário badalado e polêmico, dirigido pelo franco-brasileiro Jonathan Nossiter sobre a essência do viticultura comrespeito ao terroir, a tipicidade e contra a homogeneização do vinho.



7- The Muppet Movie (1979)Esse eu não conhecia... Steve Martin banca o sommelier numa animação do Muppet Show, servindo Caco e Miss Piggy durante um jantar romântico. Não deve acabar bem...



6- From Ground to Glass (2006)Estilo documentário sobre um indivíduo sem experiência e que tenta fazer seu próprio vinho Syrah na Califórnia...



5- Corked (2009)Consegui ver apenas um trailer... Mais um "mockumentary" que ironiza o mundo do vinho na Califórnia.



4- French Kiss (1995)Deliciosa comédia romântica com Meg Ryan e Kevin Kline, um ladrão que sonha em se tornar viticultor...



3- A Good Year (2006)Esse é para mim o melhor de todos... Executivo do mercado de ações descobre que existem coisas que valem muito mais que o dinheiro (obviamente o vinho está entre elas...).



2- Bottle Shock (2009)Filme que aborda de forma divertida o famoso episódio conhecido como o Desafio de Paris...



1- SidewaysA paixão e a loucura que o vinho pode causar é tratada de forma sublime e redentora...

Essa lista deveria incluir mais alguns:



Tu Seras Mon Fils (2010)Quando o amor pelo vinho e pelos filhos não se harmonizam... Excelente!



Notorius (1946)Um clássico suspense de Hitchcock passado no Brasil e onde o vinho também é um elemento chave.



Caminhando sobre as nuvens (1995)Belo drama romântico passado nos vinhedos da Califórnia.



The Ways of Wine/El Camino del Vino (2010)O filme gira em torno do famoso sommelier Charlie Artuarola que chega em Mendoza, na Argentina, para participar do glamuroso evento Masters of Food and Wine, depois de "ter percorrido o mundo em uma garrafa de vinho”, como ele diz habitualmente.

Uma vez no evento, preparando-se para sua esperada degustação, entre o glamour, o stress, o marketing e o ritmo agitado, ocorre algo insólito: a perda absoluta de seu paladar. Há maior pesadelo para um sommelier?


Extraído do sítio Vinho e Mais Vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.