29 de junho de 2012

SITE ERA VIRTUAL PERMITE PANORAMA EM MUSEUS BRASILEIROS


Cerca de 92% dos brasileiros não visitaram um museu. Para fomentar o interesse ao tema, o projeto Era Virtual proporciona um passeio pelo computador por museus de todo o país. A iniciativa é coordenada por Rodrigo Coelho. “É necessário conhecer e desejar para ter o hábito de ir a museus”, comenta o empreendedor cultural.

A ideia começou quando Rodrigo – que era produtor de festivais culturais e exposições de vídeo – foi chamado para fazer um panorama virtual da Bienal de Design em 2008 no Distrito Federal. A recepção foi tão positiva, que Rodrigo enxergou uma oportunidade de negócio. Já existia iniciativas similares na Europa. E em seguida o Google lançou o Art Project, com o mesmo conceito.

O primeiro projeto foi a Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte. Cada passeio virtual custa cerca de R$ 80 mil e leva em média três meses. Para esse ano, estão previstos a digitalização do Planetário do Rio de Janeiro e a Pinacoteca de São Paulo.



O projeto está traduzido em quatro idiomas: além de português, o inglês, francês e espanhol. Em 2013, o Brasil cediará o maior encontro de museologia do mundo (ICOM) e até lá Rodrigo espera contar com 60 museus no site. Atualmente são 16 panoramas.

Outra iniciativa do Era Virtual é disponibilizar um DVD com o conteúdo do site para as escolas. O site também conta com suporte a Libras. Entre os parceiros do projeto estão a Usiminas, a Eletrobrás, o Mininistério da Ciência e Tecnologia e o Ibram.

Confira o site do Era Virtual.


Extraído do sítio Criaticidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.