30 de junho de 2012

ROUSSEAU MAIS DO QUE NUNCA É ESCRITOR DO MUNDO - Isabelle Eichenberger

Como autoditada de talento, Rousseau escreveu sobre todos os assuntos. (AFP)

Trezentos anos depois de seu nascimento, o filósofo e escritor Jean-Jacques Rousseau continua a ser o objeto de um verdadeiro culto no mundo inteiro. Sua obra continua a ser editada, comentada e traduzida.

França, Itália, Inglaterra, Rússia, Estados Unidos, Brasil, Benin, China, Japão. Não é um sorteio de futebol mas a lista não exaustiva de países que homenageiam o “cidadão de Genebra” com incontáveis manifestações. Não é um acaso que o filósofo e escritor tenha sido inscrito no registro Memória do Mundo da Unesco.

“Rousseau é um dos autores ocidentais mais conhecidos no Japão, onde quase todos os seus escritos são traduzidos desde o fim do século 19. Atualmente, se contarmos os doutorandos e os jovens pesquisadores, tem pelo menos 50 japoneses trabalhando sobre a obra do cidadão de Genebra, entre eles quatro participam na reedição das obras completas”, declara Takuya Koyabashi à swissinfo.ch.

Esse japonês, doutor em Rousseau botânico, acrescenta: “Nos interessa também o aspecto quase budista da identificação à natureza a ao universo que encontramos nosSonhos”. É importante frisar que um dos maiores especialistas da música de Rousseau é 
Yoshihiro Naito, outro japonês.
" O homem nasce livre e em todo lugar está entre as grades. " - Jean-Jacques Rousseau, "Do Contrato Social ou Princípios do direito político"
Muitas publicações

“São publicados todo ano tantos trabalhos e livros sobre Rousseau quanto sobre Shakespeare e até mais do que seu grande rival Voltaire. Os estudantes são cativados pelo aspecto autobiográfico das Confissões e pelo Discurso sobre a Origem da Desigualdade, que continua atual. Ele é fundador do pensamento moderno mas também, com A Bela Heloísa o primeiro autor best-seller da história” declara Frédéric Eigeldinger, professor aposentado da Universidade de Neuchâtel. 

Martin Rueff, professor da Universidade de Genebra, acrescenta: “Há poucos escritores tão precisos nas descrições, tão profundos nas construções e tão elegantes. Suas qualidades de escritura estimulam os estudantes.”

Há duas outras razões fundamentais de continuar a ler Rousseau, afirma Martin Rueff: Há a qualidade de suas descrições, porque ele soube perceber certas alienações que seus contemporâneos não viam e até antecipou as alienações que seriam as nossas. Há ainda a qualidade extraordinária de suas construções teóricas, com hipóteses que ainda são válidas hoje.”

Como autodidata dotado, Rousseau falou de todo tipo de assunto e teve ideias brilhantes em todas as áreas: filosofia, pedagogia, poética, botânica, música, etc. Sua reflexão sobre a natureza do poder e os sistemas de governo foi permanente. Continha os germes da Revolução Francesa, o que lhe rendeu perseguição e exílio. Queimados publicamente em Genebra, Emilio e o Contrato Social continuam sendo debatidos.

Mas Rousseau escritor é quase unanimidade. A escritura desse amante da natureza tem uma qualidade descritiva muito nova. Sua prosa rica em sensações visuais e auditivas traz a língua necessária para o desenvolvimento da poesia do século seguinte. Ele é considerado como o pai do romantismo que surgia na Europa.
"Eu formo uma empresa que jamais teve outro exemplo, e cuja execução não terá imitador. Eu quero mostrar à meus semelhantes um homem em toda a verade da natureza; e esse homem serei eu."  - Jean-Jacques Rousseau, "Pacto autobiográfico" (Confissões I)
Egocentrismo e/ou introspecção

É verdade que Rousseau é de acesso mais difícil para os mais jovens. Mas Marie-France Puro, professora de colégio em Genebra, o inclui todo ano em seu programa. “Geralmente meus alunos têm preconceitos porque Rousseau lhes parece muito longe de suas preocupações. Tento então preparar o terreno para lhes mostrar que o autor das Confissões coloca em cena um rapaz da idade deles. É um velho que fala com carinho do jovem despreocupado que ele foi, mas que também se diverte”, explica a professora à swissinfo.ch.

“Alguns alunos acabam por entrar nessa escritura, que parece um romance de formação e de aprendizagem”. Mas, acrescenta Marie-France Puro, “eles se sentem incomodados pelo lado puritano com as mulheres e sobretudo pelo aspecto egocêntrico um pouco louco do escritor, que eles não entendem.”

Ela confessa ficar “incomodada pela ambivalência de Rousseau com as mulheres”, mas se diz ao mesmo tempo “tocada por sua humanidade e sua coragem de falar de suas dificuldades íntimas.” 

Para Frédéric Eigeldinger, “o egocentrismo” de Rousseau constitui sua grande originalidade porque ele “inventou a introspecção e a confissão” que servirão de exemplo para escritura autobiográfica tanto na França (Chateaubriand, George Sand) como na Suíça (Henri-Frédéric Amiel). Esse tipo de literatura possibilitou, desde o surgimento da psicanálise, um campo inesgotável de pesquisas.

Mentira ou verdade?

Existe um ponto em que os especialistas em literatura divergem: a sinceridade de Rousseau. Alguns o acusam de “mentiroso”, especialmente a respeito de seus cinco filhos abandonados à assistência pública.

Martin Rueff tem interesse na questão da sinceridade por um aspecto mais teórico (o que significa contar sua vida) do que factual (no que foi que ele mentiu). “Creio que Rousseau é sincero mas, como todos nós, ele tem contradições existenciais. Fundamentalmente é alguém que não mente para ele próprio e isso é inestimável.”

Universalidade e modernidade

É certo que Rousseau continua sendo muito lido. Seus livros são vendidos em livraria e existem numerosos sites e blogs na internet.

O site ATHENA da Universidade de Genebra, um dos primeiros a ter editado os grandes textos de Rousseau (entre outros) online foi criado em 1994. Seu criador Pierre Perroud disse à swissinfo.ch que somente a edição das Confissões exigiu dez anos de trabalho.

“O site tinha um milhão de conexões por mês. O Discurso sobre a Desigualdade foi baixado em milhares de exemplares ou mesmo milhões”, afirma esse pioneiro da internet, precisando que hoje o site se ampliou consideravelmente.

Extraído do sítio Swissinfo.ch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.