21 de junho de 2012

EM HAVANA, COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE VIRGÍLIO PIÑERA



Uns 40 intelectuais do Espanha, Estados Unidos, México, Noruega, Reino Unido, Argentina, Peru, Venezuela, Itália, Lituânia, Hungria e Cuba reunem-se desde dia 19 aqui no Colóquio Internacional Piñera tal qual, com motivo de seu centenário.

Múltiplos artistas, algumas pouco conhecidas e íntimas, sobre a vida e obra do afamado escritor e dramaturgo cubano Virgílio Piñera (1912-1979) centrarão os debates do evento, que terá como palco o Colégio Universitário de San Jerónimo, no centro histórico de Havana.

Temas associados a facetas suas como narrador, poeta, dramaturgo, tradutor, ensaísta, articulista, crítico, editor e promotor cultural serão debatidos em oito painéis, nos quais também se abordarão outros aspectos de sua vida privada como a relação com familiares, amigos e discípulos.

Entre os assistentes sobressai o poeta espanhol Luis Antonio de Vilhena, que na jornada inaugural dissertará sobre a novela A carne de René e o destacado professor e ensaísta peruano Julio Ortega, um dos mais destacados analistas das letras latino-americanas do século XX.

Durante o foro, os estudiosos oferecerão detalhes sobre algumas peças teatrais inéditas e inconclusas de Piñera, a presença de suas obras em palcos nacionais e internacionais, os processos criativos e narrativos, bem como seus contribuições à tradição cubana e a língua espanhola.

Também debaterão em torno de seu legado artístico, a construção das personagens, a maneira de refletir suas vivências pessoais e perseverar ante as dificuldades, e as controvérsias com autores de seu tempo.

Tradutores deram a conhecer a obra virgiliana fosse da ilha como a inglesa Katherine Eaton e a norueguesa Tove Bakke contribuirão suas experiências durante o Colóquio, que se estenderá até 22 de junho com o auspicio de várias instituições culturais cubanas, entre elas o Escritório do Historiador da Cidade e a União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba.

Autor de emblemáticas obras dentro das tabelas, Piñera está considerado uma das personalidades mais destacadas e influentes do panorama artístico literário do século XX cubano.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.