19 de junho de 2012

MIA COUTO E ANA MARIA MACHADO ESTÃO CONFIRMADOS NA FLIPORTO 2012 - Isabelle Figueirôa

Esse ano a Fliporto homenageia o centenário de nascimento do escritor Nelson Rodrigues. Foto: Isabelle Figueirôa/NE10

A Festa Literária de Pernambuco (Fliporto) chega à sua oitava edição, fazendo um diálogo entre literatura e teatro e trazendo especialistas no assunto para discutir o tema "A vida é um espetáculo". A feira acontece de 15 a 18 de novembro, no Sítio Histórico de Olinda, e vai homenagear o dramaturgo, escritor e jornalista pernambucano, Nelson Rodrigues, cujo centenário de nascimento é celebrado em 2012.

Sob curadoria do escritor Antônio Campos, a festa já tem alguns nomes confirmados para o Congresso Literário: o biógrafo de Nelson Rodrigues, Ruy Castro; o escritor José Castello, que escreveu a obra "Inventário das sombras"; o escritor moçambicano autor de "E se Obama fosse africano?", Mia Couto; e a ocupante da cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado. Além desses, João Almino e Sônia Rodrigues estarão presentes no evento.

Mia Couto e Ana Maria Machado

"Mais do que uma festa literária, a Fliporto 2012 vai ser um evento permanente, transformando Olinda na cidade da leitura", disse o curador, Antônio Campos, durante coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (13). Campos adiantou que dois nomes bastante esperados para participar da feira, a chilena Isabel Allende, que escreveu o livro "A casa dos espíritos" e o biógrafo de Freud, o alemão Peter Gay, estão em processo de negociação. Outros convidados serão confirmados em nova coletiva um mês antes do evento.

Nomes internacionais como o biógrafo britânico Barry Milies, o historiador cultural americano Robert Darnton e o escritor canadense Cory Doctorow também darão sua contribuição à feira. O encerramento do congresso ficará por conta do escritor paraibano Ariano Suassuna, que vai ministrar aula-espetáculo.



A programação principal será realizada no Pátio do Carmo, em Olinda, onde serão montadas tendas. A III Feira do Livro de Pernambuco, Ecofliporto, Fliporto Gastronomia, Fliporto Criança e a Fliporto Nova Geração são outros eventos que acontecerão dentro da programação da feira.

ESTÍMULO À LEITURA - Com o objetivo de desenvolver o hábito da leitura nas crianças e nos jovens, despertando-lhes o encantamento, a Fliporto 2012 realiza a Fliporto Criança e Fliporto Nova Geração, ambas comandadas pelo escritor Antônio Nunes. Neste ano, carrinhos com livros infanto-juvenis e uma biblioteca móvel passearão pela Cidade Alta para emprestar livros aos interessados. Estes deverão devolver as obras na Biblioteca de Olinda.

Os projetos vão trazer as escritoras Cristina Villaça e Paula Pimenta, Alexandre de Castro Gomes e os ilustradores Silvino e Cris Alhadef.


Extraído do sítio NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.