15 de junho de 2012

MUSEUS INUSITADOS AO REDOR DO MUNDO




O parque temático “1984: Drama de Sobrevivência em um Bunker Soviético”, localizado na Lituânia, oferece uma espécie de viagem no tempo para os visitantes. Quem chega neste bunker, construído nos anos 80, vive a experiência de ser interrogado por comunistas da União Soviética, exatamente com isso acontecia na época da Guerra Fria.

Os “agentes” vestem roupas militares típicas, suas expressões faciais são sérias, o idioma falado é basicamente o russo, há cães de guarda, muitas referências ao sistema comunista e ambientes nada confortáveis. Tudo isso para inibir, dar sensação de insegurança aos “interrogados” e, aproximá-los ainda mais do que, um dia, já foi realidade.

Todos os atores que guiam as pessoas pelo bunker já foram o exército soviético e alguns já foram interrogadores. O parque funciona dessa forma desde 2008 e cada visita dura aproximadamente duas horas e meia.




Criado em 1951 pela fundação de Evita Perón, no governo de Juan Domingo Perón, o parque República de Los Niños ou Ciudad de Los Niños funciona em La Plata, Argentina. Lá, nada de brinquedos perigosos ou emocionantes. A diversão fica por conta da reprodução da estrutura física e política de uma cidade em miniatura.

Adequado ao tamanho de crianças, o parque tem as mesmas instituições de um governo comum como sede, parlamento, palácio da justiça, igreja, banco, teatro, aeroporto, hotéis e restaurantes, onde acontecem diversas atrações. Tudo isso para entreter e dar uma educação cívica aos pequenos.

E essa cidade é também levada a sério. Os alunos das escolas locais fazem parte das câmaras de deputados e senadores da república infantil e, todo ano, o conselho que delibera ações para a cidade de La Plata faz uma sessão especial para ouvir as reivindicações dos representantes das crianças. Se forem aprovadas, elas podem até ser instituídas definitivamente.




Em uma cultura onde o pudor vigora, o Jeju Loveland é uma espécie de refúgio para ver, rir e falar sobre sexo. Esse parque foi aberto em 2004 na Coreia do Sul e é repleto de esculturas. Ao todo são 140 obras que se somam a filmes educativos sobre o assunto, mostras interativas e exposições periódicas de artistas coreanos.

Só maiores de 18 anos podem visitar o parque, mas o Jeju Loveland tem um espaço de playground para pais que quiserem deixar os filhos brincando enquanto passeiam.




Este foi um dos primeiros parques temáticos a adotar um viés religioso. O Tierra Santa foi construído no ano 2000, na Argentina, e tem a proposta de ilustrar a vida de Jesus Cristo, do nascimento até a ressurreição, que acontece de hora em hora. O parque é ambientado na antiga Jerusalém e é cheio de esculturas móveis dos personagens daquela época.

Para não excluir completamente os outros cultos, o Tierra Santa ainda tem um templo e uma mesquita.



Inspirado na construção civil, o Diggerland coloca à disposição dos turistas tratores, guinchos e outros maquinários reais no lugar de brinquedos comuns. Lá, crianças e adultos podem operar as máquinas e cavar à vontade com a ajuda da equipe que trabalha no parque.

O parque foi inaugurado em 2.000 e atualmente tem quatro unidades no Reino Unido. Mesmo com algumas atividades diferentes entre si, todas têm áreas de brinquedos (ligados ao tema da construção), caixas de areia, passeios de carro e, claro, muitas máquinas pesadas.




Se não fosse pela decoração, o BonBon Land seria uma parque como muitos outros. Localizado na Dinamarca, ele tem vários brinquedos bastante comuns em parques de diversões, como a montanha-russa, por exemplo.

O detalhe que o deixa com uma cara pra lá de inusitado são os animais nada convencionais espalhados pelo local, como por exemplo, uma tartaruga gigante foi esculpida com expressão de medo misturado com enjoo.

Napoleonland


O mais novo concorrente da Disney World será o Napoleonland, um parque temático inspirado em ninguém menos do que Napoleão Bonaparte. A construção terá um investimento de 180 milhões de libras (quase 500 milhões de reais). Ela será erguida no local da Batalha de Montereau, em 1814, onde as tropas do imperador francês venceram os austríacos, a cerca de 50 quilômetros de Paris.

O Napoleonland poderá ter uma pista de esqui rodeada de corpos congelados, que representariam soldados mortos em um campo de batalha, e ainda uma recriação da morte de Luís XVI na guilhotina, no início do domínio de Napoleão . O parque deve começar a ser construído em 2014 e a previsão é abrir as portas em 2017.

Extraído do sítio Copastur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.