21 de junho de 2012

MEMÓRIAS DA LENDÁRIA VIETNAMITA THI BINH

Aguardadas com bastante interesse histórico, as memórias da legendaria lutadora vietnamita Nguyen Thi Binh, foram publicadas nesta quarta-feira (20) no Vietnã.

A vietnamita negocia o fim da guerra em Paris
Para quem se recorda dela em 1973 à frente da delegação do então governo provisório do Vietnã do Sul, que negociou o fim da guerra com os Estados Unidos, seu livro de 400 páginas será como um retorno a um dos grandes acontecimentos do século passado (veja foto)

Atraente e certeira naquele complexo processo em Paris, tinha por trás de si toda uma vida dedicada à causa da independência e à reunificação do país, a desta neta do destacado patriota Phan Chu Trinh.

Nascida em 1927, professora de profissão, uniu-se ao Partido Comunista em 1948, e tomou parte antes e depois no movimento de intelectuais contra o colonialismo francês, motivo pelo qual foi presa durante dois anos. Durante a guerra de agressão dos Estados Unidos, desatada em 1964, converteu-se em membro do Comitê Central da Frente de Libertação do sul, e em 1969 foi designada ministra de Relações Exteriores do governo provisório dessa parte do país ocupada.

Depois da reunificação nacional foi ministra da Educação e posteriormente vice-presidenta da República Socialista do Vietnã durante dois períodos consecutivos.

Ainda que aposentada, preside o Comitê de Paz e Desenvolvimento, e dirige uma organização que presta assistência às vítimas do agente laranja, o desfolhador despejado pela aviação estadunidense.

Sob o título "Família, amigos e o país", ela percorre em 14 capítulos sua infância e carreira como intelectual revolucionária, diplomata e estadista.

Fonte: Blog do Nassif, publicado originalmente no Irã News


Extraído do sítio Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.