29 de junho de 2012

FLAAC 2012 APRESENTA ATLAS HUMANO DA LITERATURA IBERO-AMERICANA EM EXPOSIÇÃO


As pontes que unem literatura e artes plásticas são celebradas no Flaac 2012. A partir do dia 3 de julho e até o dia 29, Brasília poderá conferir a exposição “200 x 200 – Duzentos anos das Independências em duzentos retratos de escritores”, do fotógrafo argentino Daniel Mordzinski, inédita no Brasil. O local escolhido para receber os 200 retratos de escritores ibero-latino-americanos dos mais diversos estilos foi o Museu da República.


A trajetória de Mordzinski como o fotógrafo dos escritores já é conhecida em todo o mundo e começou quase que por acaso, quando ele retratou, há mais de 30 anos, uma das grandes personalidades da literatura de nosso tempo: Jorge Luis Borges. Desde então, ele não parou mais com o genial trabalho de construir o que ficou conhecido como o atlas humano da literatura ibero-americana.

Em 200 x 200, Mordzinski entra no universo de cada um dos escritores, revelando diversas nuances de suas personalidades. Ícones da literatura como Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e Jorge Amado fazem parte desta mostra. A exposição se configura em uma feliz tentativa de transpor para as imagens, muito das características pessoais e estéticas de cada autor e suas obras.

A abertura da exposição conta com a presença do fotógrafo, além de um debate sobre a literatura ibero-americana com os escritores Wendy Guerra (Cuba) e Santiago Gamboa (Colômbia), ambos retratados na mostra de Mordzinski. O maranhense Antônio Miranda, que adotou Brasília como lar, também compõe a mesa. O encontro será mediado pelo reitor José Geraldo de Sousa Junior (UnB).

A cubana Wendy Guerra é autora, entre outros, do romance “Nunca fui primeira dama”, já publicado e adotado por escolas no Brasil. Homenageada da Feira do Livro de Paraty, em 2010, a escritora se formou em cinema no Instituto Superior de Arte de Havana. Apesar de não conseguir publicar seus livros em Cuba, ela continua a morar no país.

O colombiano Santiago Gamboa, radicado em Roma, estudou literatura na Universidade Javerian de Bogotá. Na Espanha, formou-se em Filologia Hispânica. Em Paris, estudou literatura cubana. Seus livros já foram traduzidos para vários idiomas, inclusive o português. Hoje, Gamboa é considerado um dos maiores nomes da literatura colombiana de seu tempo.

Antônio Miranda é membro da Academia de Letras do Distrito Federal. Sua obra versa entre a poesia, o romance e o teatro. Já colaborou com revistas e suplementos literários no Brasil, na Argentina e na Venezuela. Miranda foi o primeiro diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, além de ter coordenado o programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da UnB. Entre suas obras está Tu país está feliz, que estreou no teatro Ateneo de Caracas, na Venezuela, em 1971, com os poemas do escritor.

A exposição será realizada pelo Flaac 2012 em parceria com o Instituto Cervantes, o Museu Nacional da República e a Secretaria-Geral Ibero-americana (Segib). A visitação acontece de terça a domingo, das 9h às 18h30.



Serviço: Exposição 200 x 200 – Duzentos anos das Independências em duzentos retratos de escritores - Mezanino do Museu da República - Abertura: 3 de julho, às 18h - Debate com os escritores Wendy Guerra e Santiago Gamboa, às 20h - Visitação: De 3 a 29 de julho - De terça a domingo - Das 9h às 18h30 - Entrada franca.


Extraído do sítio Flaac 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.