30 de junho de 2012

ROTA DOS MUSEUS


EM PORTO ALEGRE:

Em Porto Alegre, com desembarque na Estação Mercado, poderão ser visitados vários museus localizados no Centro da Capital. Entre os quais, o Museu de Artes do RS (Margs), onde encontra-se a maior coleção de obras do Estado. O Museu Júlio de Castilhos, o mais antigo do Estado, e conta com um valiosíssimo acervo histórico que retrata a Revolução Farroupilha, Missões Jesuíticas, Guerra do Paraguai e os primeiros anos da República Rio-grandense.

Ainda no Centro de Porto Alegre, poderá ser visitado o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, com coleções completas de jornais e revistas, reunindo cerca de oito mil títulos, datados desde o ano de 1920. O Museu de Arte Contemporânea, na Casa de Cultura Mário Quintana, possui acervo composto por obras recentes de artistas gaúchos e de outros estados, destacando-se esculturas, pinturas, desenhos e gravuras.

O Museu do Trabalho, além de sua dimensão histórica e sociológica, abriga uma sala de exposições de artes plásticas, oficinas de gravura e serigrafia e um ativo teatro que oferece espetáculos, salas de ensaio e cursos permanentes de artes cênicas. O Museu Antropológico do RS possui itens arqueológicos, objetos e materiais ligados a várias etnias ou grupos sociais. Já no Museu Meridional, poderão ser apreciadas cédulas e moedas de todos os períodos da história do Brasil e cédulas e moedas estrangeiras.

Localizado em plena Praça da Alfândega, o Museu da CEF é parte integrante do Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Sul, também composto por biblioteca, galeria de arte e auditório. O Museu do Vinho e Enoteca estão localizados no antigo prédio da Usina Termoelétrica, Espaço Cultural do Trabalho, na Usina do Gasômetro, tombado pelo patrimônio histórico em 1983.

Confira os endereços em Porto Alegre:



EM CANOAS:

Em Canoas, perto da Estação Canoas/La Salle, está localizado o Arquivo Histórico e Museu Hugo Simões Lagranha, que tem em seu acervo documentos, fotos e peças históricas do município. Outro destaque é o Museu das Ciências Naturais da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), sendo o desembarque na Estação São Luís/Ulbra.

Confira os endereços em Canoas:

  • Arquivo Histórico e Museu Hugo Simões Lagranha - Rua Ipiranga, 105 
  • Museu das Ciências Naturais - UlbraAv. Farroupilha, 8001 – Prédio 1 Salas 125 / 127 - Utilizar Integração na Estação São Luis 


EM SÃO LEOPOLDO:

Em São Leopoldo, está localizado o Museu do Trem, anexo à Estação São Leopoldo. O Museu foi construído na antiga estação ferroviária de São Leopoldo, a primeira do Rio Grande do Sul, e mantém viva a história do trem no Estado.

Confira os endereços em São Leopoldo:



EM NOVO HAMBURGO:

Com a expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo o município entra na rota cultural dos usuários da Trensurb. Na cidade, estão localizados a Fundação Ernesto Scheffel e, em anexo, o Museu Comunitário Casa Schmitt. Juntos, abrigam mais de 400 obras de Ernesto Frederico Scheffel, constituindo-se numa das maiores pinacotecas do mundo entre as compostas por obras de um mesmo artista. O Museu Nacional do Calçado conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do país.



Confira os endereços em Novo Hamburgo:



Extraído do sítio Trensurb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.