29 de junho de 2012

UNESCO MANTÉM BRASÍLIA COMO PATRIMÔNIO MUNDIAL SOB ALGUNS ALERTAS

UNESCO alertou para o estado de conservação da cidade (AFP)

O comité do património mundial da UNESCO, reunido em São Petersburgo até ao dia 6 de Julho, aprovou na quinta-feira, por unanimidade, a manutenção da capital brasileira, Brasília, como Património Cultural da Humanidade, alertando, no entanto, para o estado de conservação da cidade.

A decisão foi resultado do relatório da missão da UNESCO que visitou Brasília em Março para avaliar os impactos sobre a área da cidade idealizada pelo arquitecto Lúcio Costa, tendo deixado várias recomendações ao governo brasileiro. 

As zonas da cidade ao abandono e degradadas e a falta de planeamento para o Mundial de 2014 foram algumas das falhas apontadas pelo comité internacional. Assim, as novas recomendações incluem a garantia da manutenção das características originais da cidade no Plano de Preservação Urbanístico, a apresentação de propostas para desenvolvimento de infra-estruturas em torno do estádio que será usado no Mundial 2014 e a idealização de uma estratégia eficiente para o transporte público.

O mesmo relatório obriga ainda o Brasil a apresentar um relatório sobre a evolução da situação e as medidas já tomadas em Brasília até ao dia 1 de Fevereiro de 2013. 

Por fim, o relatório da UNESCO alerta para o crescimento acelerado da cidade, explicando que é preciso que exista um maior controlo, de forma a que não se percam espaços verdes para se continuarem a construir edifícios sem regra. 

O Brasil espera ainda que a UNESCO aceite a candidatura do Rio de Janeiro a Património mundial da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural.


Extraído do sítio Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.