27 de maio de 2012

11ª BIENAL DE LA HABANA 2012



A edição 2012 da Bienal de Havana desenvolve-se em circunstâncias internacionais nas quais os debates em torno dos cenários da arte contemporânea vem se modificando substancialmente e adquirido novos significados, tanto par os artistas, como para as instituições e os diferentes públicos.

A equipe curadora da Bienal propõe a avaliação de como se comportam as relações entre as produções visuais e o imaginário social, destacando-se que, como imaginário social, não se está referindo a um corpo teórico, mas sim como a gente imagina seu espaço social e manifesta-se através de referências culturais e históricas, assim como a dimensão simbólica que ambas adquirem através da arte.


O imaginário social expressa os vínculos e as relações de amplos grupos de pessoas que representam toda a sociedade, compartilhando interesses comuns e estabelecendo níveis de legitimidade. É o lugar onde tomam corpo as noções do público, do espaço da cidadania e dos diferentes aspectos que possibilitam a interação comunicativa. Ainda que esta concepção contenha as normativas sociais, refere-se também a aqueles componentes de caráter pessoal e da subjetividade que, indiscutivelmente, passam a fazer parte de um sistema maior. Sua natureza carrega implícita os principais conflitos que atualmente são detectados no entorno urbano, um dos tecidos onde se manifesta de maneira singular.


Organizador: Centro de Arte Contemporânea Wilfredo Lam - San Ignacio 22, esq a Empedrado, Plaza de la Catedral, La Habana, Cuba - 11 de maio a 11 de junho de 2012
email: contactobienal@wlam.cult.cu
website: www.bienalhabana.cult.cu

Extraído do sítio Universes in Universe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.