30 de maio de 2012

NEM FREUD EXPLICA - Mogli Veiga

Sigmund Freud
Sigmund Freud, que todos conhecemos, é considerado o pai da psicanálise e tornou-se um dos maiores pensadores da humanidade.

O primeiro grande conceito desenvolvido por Freud (1856-1939) foi o de Inconsciente. Ele inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre por acaso e, muito menos, os processos mentais.

Freud em suas investigações sobre as causas e funcionamento das neuroses, descobriu que a grande maioria de pensamentos e desejos reprimidos referia-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos. Acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana.

Pretensiosamente, afirmo que as comunicações, principalmente por dificuldades de entendimentos das línguas, podem também, provocar neuroses e confusões mentais.

O que deveríamos pensar se fossemos convidados para participar de um Campeonato de Trepadas?

Eu pensaria: oba (!) um campeonato, isto significa que não é só uma “partida”, pode ter mais… É por pontos corridos, ou seja, devemos ter fôlego para um desempenho mais prolongado, ou é “mata-mata”, não desempenhou está fora. O exercício deste tipo de esporte pressupõe uma equipe com dois membros. Você deve levar sua partner ou a organização providencia? Se for a segunda hipótese, como garantir uma boa participação se não conhecemos nossa companheira? Ela tem “preparo físico” para uma jornada longa?

Diante das interpretações do convite, confirmamos as teorias freudianas. Tudo que passa na nossa cabeça está focado no sexo, sexo e mais sexo. E vamos combinar, é muito bom.

Pois bem, andando pela região de Córdoba, Argentina, encontrei este convite:


Campeonato de Trepadas significa corrida de subida de montanha. É um esporte automobilístico trazido da Europa, onde vários competidores participam de uma corrida montanha acima. Larga um de cada vez e, quem completar o percurso no menor tempo é o vencedor. Simples não?

Certa feita, fazendo um city-tour por Antofagasta, Chile, encontrei este local


Agora imagine você está num lugar muito quente, de clima desértico, procurando um lugar para tomar uma cerveja e se depara com um estabelecimento chamado Buzetada.

Pensar que pode ser fornecimento de material para participar do campeonato acima? De novo a teoria freudiana presente.

A placa anuncia: “Aí rapaziada aqui na Buzetada tem um rango esperto”.

Neste caso, trata-se de um bar/restaurante, onde provavelmente, um “carioca exxxxperto” (há controvérsias) quis tirar “um sarro” com os chilenos.

O termo “rango” pode ser qualquer comida que “mata a fome”, que tenha sustância, bastantão. Também pode ser o personagem de HQ, criado na década de 70 por Edgar Vasquez.

Também acha que a gíria sarro tem duplo significado? Sim, tem: fazer uma gozação com alguém ou “dar um amasso” na(o) namorada(o). É óbvio com intenção de terminar em sexo.

Pô! Esse tal de Freud está em todas.

* Mogli Veiga, engenheiro e aventureiro.


Extraído do sítio Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.