25 de maio de 2012

MAURÍCIO DE SOUSA É O 6º ESCRITOR MAIS ADMIRADO DO PAÍS

  • Desenhista e empresário figura entre os mais citados em pesquisa nacional;
  • Mauricio é mais lembrado que autores como José de Alencar e Fernando Pessoa;
  • Informação consta no levantamento Retratos da Leitura no Brasil, feito em 2011.

O criador da Turma da Mônica é o sexto escritor mais lembrado pelos brasileiros. É o que indica o levantamento Retratos da Leitura no Brasil, realizado em 2011 e divulgado agora.

Mauricio de Sousa aparece à frente de nomes consagrados, como José de Alencar, Cecília Meireles, Fernando Pessoa e Graciliano Ramos.

Os cinco mais citados, segundo a pesquisa, foram Monteiro Lobato (1º), Machado de Assis (2º), Paulo Coelho (3º), Jorge Amado (4º) e Carlos Drummond de Andrade (5º).

O pai de Mônica e Cebolinha já havia sido mencionado no levantamento anterior, de 2007, em décimo. Ziraldo, que divide os quadrinhos com a literatura infantil, aparece em 15º.

Esta é a terceira edição da pesquisa, que é realizada pelo Instituto Pró-Livro. Os dados foram coletados entre 11 de junho e 3 de julho do ano passado. O levantamento somou 5.012 entrevistados, em 315 municípios brasileiros.

No quesito quadrinhos, os dados apresentam duas informações contraditórias. Por um lado, houve um aumento de 8% entre os materiais mais lidos (22% em 2007; 30% em 2011).

Por outro lado, houve queda entre os gêneros listados entre os que a pessoa costuma ler. Caiu de 27%, há quatro anos, para 19%.

A pesquisa revelou também a frequência de leitura de histórias em quadrinhos no país. Dos entrevistados, 46% disseram ler quadrinhos frequentemente.

A maiorida acompanha quadrinhos uma vez por semana (46%) ou mensalmente (42%). Apenas 14% disseram ler uma vez por dia.

Dos cinco aos 17 anos, a média de leitura de quadrinhos gira em torno de 30%. Após essa faixa etária, cai para a metade (15%).

Entre as formas de publicação mais lidas no país, os quadrinhos aparecem em 8º, atrás da Bíblia, dos didáticos, dos romances, dos religiosos, dos contos, dos infatis e de poesia.


Extraído do sítio Blog dos Quadrinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.