22 de maio de 2012

LIVRO: LISBOA PELA MÃO DE FERNANDO PESSOA


Lisboa é a cidade de Pessoa. É fácil reconhecê-la em muitos dos seus poemas, sobretudo na escrita do heterónimo Álvaro de Campos. Este livro "Lisboa – O que o Turista Deve Ver", não é uma obra poética. É, em vez disso, uma viagem pela cidade através dos olhos do poeta. Um guia bilíngue, escrito por um dos maiores poetas de língua portuguesa que já vai na sexta edição.

A reedição deste inédito de Fernando Pessoa revela um texto que, ao contrário da maior parte dos seus inéditos, estava completo, datilografado e pronto para ser publicado.

Trata-se de um guia de Lisboa, o Universo fundamental da cidade a que Pessoa chama o seu “lar”, e que o poeta escreveu em inglês, tum tom propositadamente turístico, despojado de retórica, onde se percorre todo o património importante da cidade, seja ele arquitetónico, artístico, intelectual ou de puro lazer.

Vale a pena visitar Lisboa pela mão do grande poeta e verificar que, apesar dos anos que passaram e de todas as alterações urbanas, ainda é possível apreciar um passeio pelas ruas melancólicas da cidade branca e reconhecer os locais de que Pessoa fala.

Este guia, reeditado pela Livros Horizonte e provavelmente datado de 1925, inseria-se num amplo projeto de publicações a editar por Pessoa para dignificar Portugal, que ele considerava “descategorizado” face à civilização europeia e, no caso presente, dignificar a sua capital.

Esta sexta edição, revista e atualizada, prima pelo projeto gráfico moderno, que começa pela belíssima capa, e apresenta-se num formato mais prático. O livro inclui prefácio de Teresa Rita Lopes, uma das mais distinguidas investigadoras pessoanas do nosso país e ela própria autora de uma considerável obra literária na área da poesia e teatro.

Clique AQUI para aceder ao site da Livros Horizonte e AQUI para consultar o Facebook da editora.


Extraído do sítio Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.