25 de maio de 2012

COPA 2014: ESTÁDIO BEIRA-RIO, ORGULHO DOS COLORADOS

Cinco partidas, uma delas envolvendo a seleção cabeça de chave do Grupo G e outra que definirá um dos classificados para as quartas-de-final. Esse é o desenho da participação do Rio Grande do Sul na Copa do Mundo da FIFA de 2014. O primeiro duelo com sotaque "gaúcho" no Mundial está agendado para 15 de junho, um domingo, entre representantes do Grupo E. Outras três partidas pela primeira fase estão previstas para 18 de junho, 22 de junho e 25 de junho, data em que o cabeça de chave do Grupo D estará em campo. O duelo eliminatório das oitavas de final de 29 de junho, um domingo, marcará a despedida do estádio do Colorado gaúcho do Mundial.

Bem estruturado, com grande número de sócios-torcedores, o Internacional realiza as obras por meio do projeto Gigante Para Sempre (veja vídeo abaixo). O novo Beira-Rio receberá uma moderna cobertura metálica, que protegerá 100% dos lugares do estádio, as rampas e os acessos aos portões. A arquibancada inferior será ampliada e ficará mais próxima do campo, e todo o anel inferior passará a contar com camarotes e suítes. A capacidade do estacionamento será ampliada para 8 mil vagas. Segundo a diretoria do clube, a opção por um projeto modular permitirá que as obras se realizem sem a necessidade de interdição do estádio.



O projeto prevê ainda reforma e adequação do ginásio Gigantinho, ao lado do estádio, para que possa receber espetáculos e convenções e proporcionar novas fontes de receita ao clube. Em parceria com a iniciativa privada, o Internacional anunciou também a construção de um hotel no complexo, que poderá, inclusive, servir de concentração para os jogadores e para outras equipes que estiverem disputando partidas em Porto Alegre.

As obras estão estimadas em R$ 290 milhões, de acordo com a Matriz de Responsabilidade, e serão realizadas quase inteiramente com investimentos privados da construtora Andrade Gutierrez, do clube e de parcerias privadas. A prefeitura está incentivando com a isenção de alguns impostos para a construção civil.

Gabriel Heusi/Monitoramento/ME/Fevereiro de 2012
SUSTENTABILIDADE

Um dos diferenciais do Beira-Rio, que faz com que os responsáveis pelo projeto apostem na obtenção da certificação ambiental LEED, concedida pela organização não governamental Green Building Council (CGB), é a cobertura do estádio.

O “teto” será de membrana de politetrafluoretileno (PTFE), material com maior durabilidade, que absorve menos calor. Segundo representantes do clube, a cobertura é "autolimpante", usa o mínimo de água possível e reduz a absorção do calor. Em Porto Alegre, há uma estação quente e seca e outra fria e úmida. Assim, a cobertura é vista como um importante investimento para garantir o conforto térmico dos torcedores.

Outras ações previstas na área de sustentabilidade do empreendimento são a compostagem dos resíduos orgânicos, estacionamento preferencial para veículos menos poluentes, recolhimento da água da chuva, com reservatório embaixo da arquibancada que levará a água para a irrigação do gramado, além da transformação do concreto das demolições em brita reciclada para ser usada na própria obra.


TERRA DA QUALIDADE DE VIDA

O Organização das Nações Unidas (ONU) declarou Porto Alegre, por três vezes, a metrópole número 1 em qualidade de vida no Brasil. E esse é apenas um dos 80 títulos positivos ostentados pela capital do Rio Grande do Sul. Porto Alegre é uma cidade moderna, cosmopolita, com intensa vida cultural e atrações turísticas que se estendem a partir do rio Guaíba, que banha a cidade.

A cidade acumula prêmios de reconhecimento por seus índices de desenvolvimento social. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou a cidade, em 2009, como a dona do menor índice de desemprego entre as capitais brasileiras e a Pricewaterhouse Coopers a mantém na lista das cem cidades mais ricas do mundo.

Formada por açorianos, Porto Alegre recebeu forte imigração de italianos, alemães, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, o que faz dela um centro de diversidade e riqueza cultural. A cidade recebeu do Ministério da Educação, em 2007, o título Cidade Livre do Analfabetismo, concedido aos municípios que alcançam 96% de alfabetização. É uma das três cidades do país com o reconhecimento.

RIVALIDADE QUALIFICADA

Os índices de desenvolvimento de Porto Alegre se refletem no futebol. A cidade tem dois clubes campeões mundiais: o Grêmio – atualmente líder no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – e o Internacional, protagonistas de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, o Grenal. Alem dos dois clubes, a cidade é berço de craques como Falcão, Dunga, Alexandre Pato e Ronaldinho Gaúcho.

MOBILIDADE URBANA

Corredores exclusivos para ônibus articulados, construção de viadutos, duplicações de pistas, implantação de ciclovias e remodelamento do sistema viário em vários pontos, inclusive no setor que dá acesso ao Beira-Rio. São essas as prioridades de Porto Alegre na mobilidade urbana para a Copa do Mundo da FIFA 2014. A cidade também investe em um sistema de monitoramento operacional com tecnologia de ponta. Assim, será possível gerenciar o tempo das viagens, avaliar o grau de lotação do coletivos e das ruas e determinar possíveis remanejamentos ou desvios de rotas em tempo real.

RAIO-X

Estado: Rio Grande do Sul
Fuso horário: GMT-3h
Aeroportos: Aeroporto Internacional Salgado Filho
Área: 496.827 km²
População: 1.436.123 hab.
PIB: R$ 27.977.351 mil


Extraído do sítio Portal da Copa 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.