28 de maio de 2012

ARIANO SUASSUNA MAIS PERTO DA INDICAÇÃO BRASILEIRA AO NOBEL DE LITERATURA

Apesar de nunca ter saído do Brasil, os livros do escritor já foram traduzidos para diversas línguas. Foto: Alexandre Severo/Arquivo JC Imagem

O escritor e dramaturgo, Ariano Suassuna, 84 anos, pode ser o candidato do Brasil para o Prêmio Nobel de Literatura 2012, da Academia Sueca. A indicação do nome do paraibano deverá ser votada no Plenário desta terça-feira (29) no Senado Federal.


O requerimento 234/12 do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) solicitando o nome de Ariano Suassuna para representar o País no prêmio foi aprovado na última quinta-feira pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. O escritor é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

"Eu aceito, mas não disputo. Como não disputei a vaga das academias para as quais fui eleito", comentou Ariano Suassuna, referindo-se à ABL, Academia Pernambucana de Letras e Academia Paraibana de Letras.

VIDA - Nascido em João Pessoa, em 1927, Ariano Suassuna é autor de obras como Auto da Compadecida e A Pedra do Reino. Foi fundador, na década de 1970, no Recife, do Movimento Armorial, dedicado às expressões populares da cultura brasileira.

Apesar de nunca ter saído do Brasil, os livros do escritor já foram traduzidos para o inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês e polonês.

Extraído do sítio NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.