19 de maio de 2012

LIVRO ACUSA MEMBROS DO VATICANO DE TRAMAREM CONTRA BOFFO



CIDADE DO VATICANO (ANSA) - O jornalista italiano Gianluigi Nuzzi lançará o livro "Sua Santità" ("Sua Santidade", em tradução livre do italiano), com várias cartas endereçadas ao papa Bento XVI, entre elas algumas em que se acusam personalidades do Vaticano de terem tramado o escândalo que forçou o jornalista Dino Boffo a se demitir da direção da revista Avvenire, da Conferência Episcopal Italiana (CEI), em 2009.

Boffo foi acusado pelo jornalista Vittorio Feltri, do Il Giornale, ligado na época ao então primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, de ter abusado sexualmente da esposa do homem com quem ele teria mantido relações.

O livro divulga diversas cartas e mensagens enviadas por Boffo para o Papa e seu secretário pessoal, o padre Georg Gäenswein.

Em um fax ao secretário do Pontífice, o jornalista diz que estaria ciente de que seriam enviados "documentos falsos" a Feltri sobre um processo sobre abuso sexual do qual ele teria sido protagonista.

Boffo afirma a Gäenswein que teria sido o diretor do jornal vaticano L'Osservatore Romano, Gian Maria Vian, que teria passado a carta anônima e teria garantido que o fato judiciário também envolvia "uma certa história de homossexualidade".

Em sua carta a Bento XVI, o jornalista pede um "instigador moral" da questão em que ele estava envolvido e sugere que o Papa lhe indique os aconselhamentos do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone.

No documento, Boffo afirma ao Pontífice que não acreditava que Bertone soubesse dos detalhes das ações feitas pelo diretor do L'Osservatore, que, segundo ele, teria feito as denúncias contra ele para o afastar da direção da Avvenire e tirar o elo de ligação entre o cardeal Angelo Bagnasco, presidente da CEI, e o cardeal Camillo Ruini, de quem era amigo.

Ruini seria um adversário teológico da corrente católica Comunhão e Libertação (CL), então aliada do premier Berlusconi.

O livro "Sua Santità" também revela outras cartas pessoais e reservadas do líder máximo da Igreja Católica que vazaram recentemente.


Extraído do sítio O Reporter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.