21 de maio de 2012

SISMO CAUSOU "DANOS SIGNIFICATIVOS" NO PATRIMONIO CULTURAL E ARQUITECTONICO



Muito do riquíssimo património cultural e arquitectónico do Norte de Itália, atingido pelo sismo da madrugada de domingo, sofreu "danos significativos", com especial incidência nas cidades em volta de Ferrara, noticiou o Ministério da Cultura italiano.

No centro histórico daquela cidade, classificado património mundial pela Unesco, cornijas do Castelo dos Este, construído a partir de 1385, jaziam na praça de Savonarole. Numa das ruas nas proximidades do famoso jardim Finzi Contini, uma das alas da Bolsa do Comércio, palácio que data do século XVIII, está em escombros, e o tecto da Catedral de Mirandola desabou. As igrejas de São Carlos e de Santa Maria in Vado registam também danos.

Na mesma cidade, o oratório de San Carlo, do século VI, que acabara de ser restaurado, ficou totalmente destruído e as estátuas de anjos da abside deixadas a céu aberto após o tecto ter abatido. "Trabalhávamos no restauro da igreja há oito anos. Agora já não há nada a fazer", lamentou o arquitecto Claudio Fabbri.



Muitas igrejas de toda a região, de Modena a Ferrara, apresentam rachas nas paredes, senão mesmo as fachadas em ruínas e os tectos desabados, como é o caso da famosa igreja da vila de San Felice sul Panaro, onde também o hotel, igualmente um edifício histórico, ficou danificado. O castelo local, famosa atracção do século XIV, sofreu importantes danos, incluindo na torre principal, que agora ameaça ruir.

A torre do sino de Finale Emilia caiu, esmagando os carros estacionados em volta, e partes do castelo daquela cidade foram igualmente abaixo no abalo. Perto de Bolonha, a parte superior de uma das torres do castelo de Galeazza ruiu.


Extraído do sítio Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.