18 de maio de 2012

LENDO VINHOS... NÃO ESTUDANDO - Marcelo Carneiro

Em geral, apreciadores de vinho são apreciadores de Cultura. Literatura, música, artes plásticas, teatro, cinema, e por aí vai. Em geral, apreciadores de vinho têm sede de saber, tanto quanto têm de degustar bons vinhos.

O cinema, de tempos em tempos, nos oferece ótimas opções de filmes ligados ao mundo dos vinhos. Os contemporâneos “Sideways”, “Bernard e Doris”, Julie & Julia, que o digam.

Na literatura, entretanto, mais comum é encontrar livros voltados para o lado mais técnico do assunto. Atualmente, é fácil encontrar um sem número de obras didáticas de toda espécie, sobretudo guias. Via de regra, excelentes, inclusive de autores nacionais. Mais difícil, porém, é encontrar literatura diversificada sobre o mundo dos vinhos.

Por isso, separei cinco obras que considero ilustrativas do que chamo de leitura diversificada sobre vinhos.

No campo dos romances, uma obra fundamental de Noah Gordon, autor de trabalhos como “O Físico”, “O Xamã”, dentre outros, é o livro “LA BODEGA” (Ed. Rocco). Ambientado na região da Catalunha (Espanha) no século XIX, traz como principal personagem o jovem Josep, recrutado para lutar nas chamadas guerras carlistas. Após um grande reviravolta em sua vida, aprende a produzir vinhos no Languedoc (sul da França) e retorna a sua terra natal, onde começa a produzir vinhos. Para isso precisa lutar contra todos e contra tudo, inclusive a filoxera. Um romance absolutamente imperdível.

Entre artigos e crônicas, dois autores nacionais merecem ser lidos com carinho. Na área dos artigos, o professor Euclides Penedo, atual presidente da ABS/Rio e produtor dos vinhos Penedo Borges nos presenteia com a obra “110 CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO DOS VINHOS” (Mauad Editora). Uma agradável coletânea de artigos sobre vinhos, inicialmente publicados no boletim da ABS/Rio. Curiosidades é pouco, na medida em que cada artigo, ao mesmo tempo em que ensina, diverte o leitor.

Já em relação às crônicas, outro autor brasileiro, no caso, João Guilherme R. Ferreira aparece bem com o livro “VINHOS NO MAR AZUL – VIAGENS GASTRONÔMICAS” (Ed. Terceiro Nome). Embora tenham linhas parecidas, enquanto Penedo escreve artigos, Ferreira navega com maestria pelo mundo das crônicas. Em se tratando de enogastronomia, não é exagero afirmar que trata-se de uma obra deliciosa e que deve ser degustada com prazer e, se possível, com uma taça de vinho na mão.

Os dois restantes trafegam na área da História e, certamente, são mais conhecidos do que os anteriores, mas, nem por isso menos indicados.

O primeiro, o recente “A VIÚVA CLICQUOT: a História de um Império do Champanhe e da Mulher que o Construiu” (Ed. Rocco), de Tillar J. MAzzeo, conta a fabulosa história de Barbe-Nicole Ponsardin. La Grande Dame do Champagne tem sua vida esmiuçada pela autora, impressionando os leitores pela coragem, tenacidade e, sobretudo amor pelo Champagne. As guerras napoleônicas, viagens de contrabando, o preconceito com as mulheres empreendedoras, nada é capaz de fazer com que Barbe-Nicole transforme um pequeno negócio de família na virada dos séculos XVIII e XIX em uma verdadeira lenda para a posteridade.

E falando em guerra, encerro com “VINHO & GUERRA – os Franceses, os Nazistas e a Batalha Pelo Maior Tesouro da França” (Jorge Zahar Editora), de Don e Petie Kladstrup [1]. Os autores, após um magnífico trabalho de pesquisa, incluindo entrevistas com personagens que viveram a época, contam a saga dos vinicultores franceses para salvar seus vinhos da sanha rapineira dos nazistas. Uma resistência francesa à parte, pode-se dizer. A luta de cada produtor individualmente (não havia uma ação combinada), o instinto de sobrevivência gerou historietas espetaculares e que resultaram numa grande História.

Enfim, para quem aprecia uma boa literatura, sobretudo, com uma taça de vinho nas mãos, eis a garantia de muitos dias de deleite.

[1] Também autores do livro “Champanhe – Como o Mais Sofisticado dos Vinhos Venceu a Guerra e os Tempos Difíceis”.

Extraído do sítio VinoArti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.