25 de junho de 2012

22º FESTIVAL INTERNACIONAL DE POESIA DE MEDELLÍN COMEÇOU NO SÁBADO (23) - Karol Assunção



A partir do sábado (23), colombianas e colombianos tiveram a oportunidade de participar da 22ª edição do Festival Internacional de Poesia de Medellín. O evento, que seguirá até o dia 30 de junho em várias cidades do país, fará uma homenagem ao "espírito dos Povos Aborígenes”.

Com 148 atividades livres e gratuitas, o Festival reunirá mais de 70 poetas e poetisas dos cinco continentes do planeta. Durante uma semana, os/as interessados/as terão a oportunidade de participar de rodas de leitura e de conversa, debates e oficinas sobre questões diversas ligadas à poesia. As atividades também serão descentralizadas e ocorrerão em várias cidades do país.

Destaque para a sessão de leitura e diálogo com Arturo Corcuera, do Peru, a qual ocorrerá no dia 25 na Biblioteca Pública Piloto, em Medellín, e para o painel "Globalização da poesia”, que ocorrerá nos dias 26 e 27 no Gran Hotel com a participação de Atala Uriana, da Venezuela, Dinos Siotis, da Grécia, e Dunya Mikhail, do Iraque.

Até o dia 30 de junho, colombianos e colombianas também poderão participar de cursos e oficinas sobre temáticas diversas, tais como: "Ao redor do pensamento mítico de Abya Yala”, ministrada por Vito Apüshana, da Colômbia; "Breve panorâmica da poesia venezuelana do século XX”, com Gonzalo Fragui, da Venezuela; "Poesia em meio digital. Exploração de motivos”, com Angye Gaona, da Colômbia; e "Oficina de criação literária para crianças”, com Catalina Garcés, também da Colômbia.

Além desses, o evento ainda contará com a participação de escritores/as de países como: África do Sul, Alemanha, Argélia, Bélgica, Canadá, Chile, China, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Haiti, Índia, Jamaica, Jordânia, Nigéria, Noruega, Panamá, Peru, Senegal, Suíça, entre outros.

O Festival

O Festival Internacional de Poesia de Medellín acontece desde 1991 organizado por poetas e poetisas participantes da Revista Prometeo. Segundo o sítio eletrônico do evento, o Festival surgiu em uma época em que Medellín sofria com o conflito armado, sendo constituído como "uma maneira de exercer resistência civil pacífica desde uma via inexplorada até então na Colômbia e quiçá no mundo: a da poesia”.

A experiência positiva de 1991 fez com que o Festival seguisse nos anos seguintes, chegando, neste ano, a sua 22ª edição. Em 21 edições, o evento já conseguiu a participação de mais de mil poetas e poetisas de 157 países do mundo. Ao todo, o Festival promoveu mais de 1.300 leituras de poesias em Medellín e em outras 35 cidades do país.

Página do Festival Internacional de Poesia de Medellín.


Extraído do sítio Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.