22 de julho de 2012

CONHEÇA ALGUMAS DICAS PARA APROVEITAR PARIS NO VERÃO - Taíssa Stivanin

Vista da praça Dalida, situada em Montmartre. Foto: Taíssa Stivanin/RFI

Em julho e agosto, os parisienses saem de férias e deixam a capital para os turistas. Mas longe dos roteiros tradicionais, existe uma cidade repleta de surpresas em cada esquina, ou mesmo em seu mundo subterrâneo. Confira algumas das nossas dicas alternativas e úteis para aproveitar Paris em pleno verão.

Flâner em francês significa perambular, andar sem rumo, sem destino. Para aproveitar Paris no verão, é preciso entrar no espírito dessa vagabundagem sadia. Nada de Torre Eiffel ou Notre Dame. Em vez de traçar um roteiro e segui-lo à risca, deixe-se levar pelas surpresas que a cidade revela, e se aventurar pelas suas ruas, parques bares, avenidas e galerias – são mais de 30 espalhadas pela cidade, que reúnem lojas, restaurantes, bares e antiquários. Uma das mais apreciadas pelos parisienses é a galeria Vivienne, situada na rue des Petits-Champs, no 2° distrito, que em Paris são chamados arrondissements.



Com um pouco de tempo, vale a pena dar uma passada também na passagem do Palais Royal, des Princes, ou Verdeau.

Roteiro dos famosos

Outra maneira diferente de visitar a cidade é através de seus mitos. A trajetória de Edith Piaf, por exemplo, leva a locais inesperados para o turista de primeira viagem. Foi em Bellevile, no 20°arrondissement, que a cantora iniciou sua carreira, se apresentando ao lado do pai nas ruas. O roteiro ainda inclui o bairro de Montmartre, e os lugares onde ela viveu, como o apartamento situado em 7 rue Leconte-de-Lisle, no 16° arrondissement, um dos mais caros de Paris. Foi nesse local que Piaf escreveu a célebre canção "La Vie en Rose", em 1947.

Fachada da casa onde viveu a cantora Edith Piaf no 16° distrito em ParisFoto: Divulgação

Os lugares frequentados por Dalida, Colette ou ainda Albert Camus também proporcionam descobertas na capital. Camus frequentava, por exemplo, o Café de Flore, no bairro Saint Saint des Près, que ainda continua sendo um dos mais famosos de Paris - para ver e ser visto, como dizem os franceses.

Catacumbas

Reabertas ao público em 2009, as catacumbas de Paris integram o roteiro insólito do turista. O ossuário, de vinte metros de profundidade, tem dois quilômetros. São necessários 45 minutos para concluir a visita, além uma boa forma física. No total, é preciso descer 130 lances de escada e subir aproximadamente 83. O número de visitantes é restrito a 200 pessoas, e a idade mínima para entrar no local é 14 anos. As catacumbas ficam abertas de terça a domingo, em horários variáveis. O local, que surgiu no final do século 17, ficou conhecido durante mais de dez séculos como o cemitério dos Inocentes. Ele acabou se transformando em um foco de infecções para a população que habitava a região central de Paris e sendo fechado em 1785 por pressão dos habitantes. No ano seguinte, iniciou-se a transferência dos restos mortais para o ossário, que foi oficialmente aberto em 1787.



Aplicativos úteis

Para se locomover na cidade, diversos aplicativos, a maioria disponível para Iphone e Android, ajudam o turista. O aplicativo RATP, empresa que administra o metrô, traz mapas interativos das linhas e guia o usuário em todo seu trajeto. E para saber qual vagão é o mais perto da sua saída, existe o aplicativo Paris ci la sortie, também disponível para as duas plataformas. Para os fãs de Artes Plásticas, o aplicativo Slash ajuda a escolher uma exposição na cidade por gênero, data ou artista de sua preferência.

Água mineral grátis

Para evitar gastar seus preciosos euros comprando garrafas de água mineral? Em Paris, existem cerca de 120 fontes de água potável patrocinadas pelo britânico Richard Wallace, que financiou a instalação das fontes em toda a cidade no século 19. Recentemente, Paris ganhou uma fonte de água com gás, distribuída gratuitamente, situada no jardim de Reuilly, no 12°arrondissement. Os endereços estão disponíveis no site Eaupen.


Extraído do sítio RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.