18 de julho de 2012

HISTÓRIAS DA ANTIGA CHINA: A PROMESSA DE UM FERREIRO - Ling Er

Weichi Jingde, da obra Sancai Tuhui, de Wang Qi (1529-1612). (Wikimedia)
Havia um erudito que era muito pobre, e que morava na cidade de Taiyuan, província de Shanxi, no período final da Dinastia Sui (581-618 d.C). Ele tinha uma grande família e ganhava a vida ensinando as crianças.

Sua casa era muito próxima de um armazém, um dia ele entrou lá sorrateiramente e descobriu dezenas de milhares de cordas de moedas. (Na época as moedas chinesas tinham buracos e eram amarradas em cordas.) Quando estava prestes a pegar algumas cordas de moedas, um homem segurando uma lança e vestindo uma armadura dourada apareceu na frente dele.

O homem disse: “Se você quiser ter esse dinheiro, você deve obter uma nota de Weichi Jingde, já que o dinheiro aqui pertence a ele.”

O estudioso procurou em toda parte por Weichi Jingde, mas não conseguiu encontrar tal pessoa por um bom tempo.

Um dia, ele foi à loja de um ferreiro e foi informado de que um dos trabalhadores ali era chamado Weichi Jingde. Ao entrar na oficina, ele viu Weichi com as costas nuas e o cabelo desarrumado forjando ferro. O erudito esperou até Weichi parar de trabalhar e em seguida cumprimentou-o respeitosamente.

Weichi ficou surpreso e perguntou-lhe: “Por que você, um erudito, veio me ver?”

O estudioso respondeu: “Minha família é pobre, enquanto você é muito rico. Eu gostaria de pedir-lhe 500 cordas de moedas. Você faria a gentileza de me conceder este pedido?”

Weichi ficou indignado e disse: “Eu sou um ferreiro. Como eu poderia ser rico? Você está me insultando?”

O estudioso disse então: “Por favor, tenha piedade de mim. Basta escrever uma nota e dá-la a mim. Você vai saber o que acontecerá no futuro.”

Weichi percebeu que não tinha nada a perder, então ele pediu ao erudito que escrevesse a nota para ele assinar. Então, o estudioso escreveu, “Eu dou a [seu próprio nome] 500 cordas de moedas”, num pedaço de papel e o datou, e Weichi endossou a nota assinando-a.

O estudioso agradeceu e saiu, e Weichi e seus aprendizes riram, pois pensaram que o erudito era desequilibrado.

O estudioso voltou para o armazém e apresentou a nota ao homem de armadura dourada, que a leu e afirmou que estava correto. Ele então pediu ao erudito para pendurar a nota na viga do telhado dentro do armazém e lhe permitiu levar exatamente 500 cordas de moedas.

Vários anos depois, Weichi Jingde se tornou um general de Li Shiming, o Imperador Taizong da Dinastia Tang. Ele obteve grandes méritos durante a guerra, e o imperador concedeu-lhe um depósito cheio de bens para sua aposentadoria.

Quando os subordinados de Weichi abriram o armazém e verificaram os bens contra a fatura de contabilidade, descobriram que 500 cordas de moedas estavam faltando. Quando estavam prestes a punir o vigia do armazém, subitamente perceberam a nota pendurada na viga do telhado. Weichi ficou chocado e mandou seus homens procurarem pelo erudito.

Após encontrar-se com Weichi novamente, o estudioso lembrou em detalhes o que lhe havia acontecido dentro do armazém anos atrás. Weichi recompensou o erudito e dividiu o resto de seus bens com os amigos.

Esta história nos diz que o céu determina a fortuna e a riqueza de uma pessoa, e nem mesmo um pequeno erro é permitido na contabilidade.


Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.