7 de julho de 2012

DEZ FRASES PARA RECORDAR FRIDA KAHLO - Estefanía Magro

Ontem (6 de junho), completou-se 105 anos de seu nascimento. Para conhecer melhor a pintora mexicana, republicamos algumas de suas melhores citações.




"Nunca pinto sonhos ou pesadelos. Pinto minha própria realidade", se autodefinia a pintora mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo (1907-1954). Ontem, 6 de julho, completaram-se 105 anos de seu nascimento em Coyoacán, cidade que a viu nascer e morrer aos 47 anos.


Esta artista sempre caracterizou-se por seus lábios vermelhos, suas sobrancelhas grossas e juntas, seu cabelo preto sempre preso com um lenço com flores coloridos, e sua personalidade forte, independente e rebelde

Com apenas 18 anos, sofreu um acidente de bonde que a marcaria para o resto da vida; além das numerosas cirurgias, 32 para ser exato, que foi submetida. Nessa época, para combater a dor e o tédio instalado, mais do que nunca, teve aulas de desenho por quatro anos no atelier de gravura de Fernando Fernández Domínguez.

Quando Frida Kahlo mostrou seu trabalho a Diego Rivera, o pintor de murais ficou impressionado. Tanto assim, que eles se casaram, mas só durou dez anos a união. Rivera foi quem construiu, de alguma forma, a marca de Kahlo, quem a sugeriu usar o vestido mexicano tradicional, longo e colorido, e as jóias exóticas.

Frida sofreu muito durante o casamento, porque Diego Rivera era continuamente infiel, até mesmo com a irmã mais nova dela, e pela sua incapacidade de ter um filho por sua bacia, por causa do acidente, ter sido fraturada em três lugares.

Frida Kahlo e Diego Rivera estiveram casados por dez anos
"Talvez esperem de mim lamentos de 'o quanto se sofre' viver com um homem como Diego. Mas eu não acho que as margens de um rio sofram por deixá-lo ir", comentou Frida.

O instável e complicado ambiente político que existia com o presidente ditador do México Plutarco Elias Calles, político e militar conhecido como "chefe supremo da Revolução", levou os comunistas e simpatizantes de esquerda, incluindo Frida, emigrar para o vizinho Estados Unidos.

Durante sua residência nos EUA (1931-1934), Frida começou a trabalhar em uma série de obras-primas sem paralelo na história da arte, pinturas que exaltavam qualidades femininas, tais como a  verdade, a crueldade da realidade e a dor. Nunca antes uma mulher havia posto em tela tão atormentada poesia, nessa fase de Detroit. "Ainda assim expressa naquele momento, o marido Diego Rivero, que amava a sua pintura e era o seu maior fã."

Seus trabalhos são sua vida, sua autobiografia. Sua pintura caracteriza-se pelo uso de elementos expressionistas e surrealistas, cheias de cores brilhantes e vibrantes. "Eu não sei se minhas pinturas são surrealistas ou não, mas o que eu tenho certeza é de que elas são a franca expressão de mim mesma", dizia a artista.

Auto-retrato
O último ano de sua vida foi de muito sofrimento, já que teve sua perna amputada abaixo do joelho devido à gangrena. Isto a levou a mergulhar em uma depressão, a levando a tentar o suicídio por duas vezes. Suas últimas palavras em seu diário foram: " Espero alegre a saída e espero nunca mais voltar".

Dez citações famosas de Frida Kahlo:

1- "Pés. Para que os quero se tenho asas para voar?" - ("Pies, ¿para qué los quiero si tengo alas para volar?") - citação de seu diário.

Frida Kahlo  - Auto-retrato na fronteira Estados Unidos-México (1932)
2- "Às vezes, eu prefiro falar com os serventes e pedreiros do que com essa gente estúpida que se dizem pessoas cultas". ("A veces prefiero hablar con obreros y albañiles que con esa gente estúpida que se hace llamar gente culta".)


3- "Há alguns que nascem com estrela e outros caídos, e ainda que você não queiras crer, eu sou das estrelíssimas". ("Hay algunos que nacen con estrella y otros estrellados, y aunque tú no lo quieras creer, yo soy de las estrelladísimas".) - frase tirada de uma carta enviada em 1927 para seu namorado Alejandro Gómez Arías. 


4- "Eu pinto autoretratos porque fico muito tempo só". "Pinto-me porque sou quem me conheço melhor" ("Pinto autorretratos porque estoy mucho tiempo sola». «Me pinto a mí misma, porque soy a quien mejor conozco".)

5- "Tentei afogar minhas mágoas, mas elas aprenderam a nadar". ("Intenté ahogar mis dolores, pero ellos aprendieron a nadar".)

Frida pintando um de seus quadros em 1930
6- "Pintar em tela o próprio sofrimento é correr o risco que se devore a partir do interior" ("Amurallar el propio sufrimiento es arriesgarte a que te devore desde el interior".)

7- "O que eu faria sem o absurdo e o fugaz?". ("¿Qué haría yo sin lo absurdo y lo fugaz?")

8- "Árvore da esperança, mantenha-se firme". ("Árbol de la esperanza, mantente firme".) - título de um quadro seu de maio de 1927.

Árbol de la esperanza mantente firme (1927)
9- "Doutor, se você me deixar tomar essa tequila, prometo não beber em meu funeral". ("Doctor si me deja tomar este tequila le prometo no beber en mi funeral".)

10- "Eu costumava pensar que era a pessoa mais estranha do mundo, mas depois pensei, deve haver muita gente assim no mundo, tem que haver alguém como eu, que sinta-se bizarra e machucada da mesma forma como me sinto. Imagino-me, e imagino que ela também deve estar por aí pensando em mim. Bem, espero que se você está por aí e ler este saber que, sim, é verdade, eu estou aqui, sou tão estranha como você". ("Yo solía pensar que era la persona más extraña en el mundo, pero luego pensé, hay mucha gente así en el mundo, tiene que haber alguien como yo, que se sienta bizarra y dañada de la misma forma en que yo me siento. Me la imagino, e imagino que ella también debe estar por ahí pensando en mí. Bueno, yo espero que si tú estás por ahí y lees esto sepas que, sí, es verdad, yo estoy aquí, soy tan extraña como tú.")

Extraído do sítio ABC.es 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.