19 de julho de 2012

MUSEU METROPOLITANO DE NOVA IORQUE BATE O SEU RECORDE DE VISITANTES

O Metropolitan de Nova Iorque reforça o segundo lugar na lista dos museus mais visitados do mundo (Spencer Platt/Getty Images/AFP)

O Museu Metropolitano de Nova Iorque teve 6,28 milhões de visitantes no último ano fiscal, contados até 30 de Junho. Este número, que ultrapassa em mais de meio milhão o registado em 2010/2011, inclui as visitas aos claustros e aos jardins do edifício situado na 5.ª Avenida, em Manhattan, e, segundo um comunicado da direcção do museu fundado em 1820, é o mais elevado desde que as entradas começaram a ser contabilizadas, há 40 anos.

Entre os motivos de atracção dos visitantes, o Metropolitan enumera as novas galerias dedicadas às artes de países árabes, Turquia, Irão e ainda da Ásia Central e do Sul (que tiveram mais de meio milhão de visitantes, entre a sua inauguração em Novembro do ano passado e o final de Junho), além da nova ala com colecções de pintura, escultura e artes decorativas americanas, aberta em Janeiro.

Ainda segundo a contabilidade do próprio museu, a exposição temporária que atraiu maior número de visitantes, 324 mil, foi a dedicada à colecção de Gertrude Stein e dos seus irmãos, com obras de Matisse, Picasso e outros nomes do modernismo parisiense (patente entre 28 de Fevereiro e 3 de Junho); seguiu-se “O Retrato do Renascimento, de Donatello a Bellini”, com mais de 200 mil entradas.

Uma exposição que ainda se mantém patente até ao dia 10 de Agosto, e que põe em diálogo os trabalhos de duas designers de moda italianas de diferentes épocas, Elsa Schiaparelli (1890-1973) e a neta do fundador da Prada, Miuccia Prada (n. 1949), atraiu até 30 de Junho 166 mil visitantes.

Com os números agora divulgados, o Metropolitan de Nova Iorque vai certamente reforçar o segundo lugar na lista dos museus mais visitados do mundo, onde costuma surgir – como recentemente se verificou segundo o ranking de “The Art Newspaper”, relativo ao ano civil de 2011 – logo a seguir ao Museu do Louvre, em Paris, que continua a ser o mais visitado com mais de oito milhões de entradas, e antes do Museu Britânico, em Londres.


Extraído do sítio Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.