26 de julho de 2012

NA MIRA DOS ARMEIROS DE TULA - Maria Domnitskaya

© Foto: ru.wikipedia.org/Celest/cc-by-sa 3.0 
“A Espingarda de Caça: um Olhar pela Mira da História” é o nome de uma exposição inaugurada no Museu das Armas de Tula. Se trata de uma cidade, a 190 quilômetros de Moscou, que é considerada a capital do armamento da Rússia. A nova exposição apresenta os melhores exemplares de armas de caça fabricados na Rússia e no estrangeiro desde o século XVIII até nossos dias.

O museu das armas de Tula é um dos mais antigos da Rússia, tendo surgido na fábrica de armas fundada por decreto do imperador russo Pedro o Grande em 1712, onde se começou a colecionar exemplares de armas. O museu ganhou fama internacional devido às suas ricas coleções de exemplares únicos que lhe valeram a entrada no catálogo “Os 100 Grandes Museus do Mundo”.

Hoje o património do Museu das Armas Estatal de Tula consiste em mais de 11 mil raridades e a coleção de “caça” é uma das mais numerosas e interessantes. Na exposição “A Espingarda de Caça: um Olhar pela Mira da História” são apresentados os 128 exemplares mais brilhantes deste tipo de arma de fogo, incluindo uma raríssima espingarda de caça austro-húngara de três canos do século XIX e espingardas e carabinas exóticas antigas da Alemanha, França, EUA e outros países.

Uma parte considerável da exposição é dedicada, por mérito, às armas fabricadas pelos mestres de Tula. Estas causam admiração pela mestria da execução, pela originalidade das soluções técnicas e pela sua beleza. As espingardas de caça decoradas pelos mestres de Tula são de pleno direito consideradas como obras de artesanato, explica-nos a vice-diretora do museu Elena Drozdova.

“É uma tendência que se desenvolveu em Tula ao longo dos tempos e é uma tradição que hoje se mantém. Se trata da decoração das espingardas com diversos tipos de incrustação como, por exemplo, com fio de ouro e de prata, marfim, chifre e com outras madeiras. Também são os dourados, as incrustações de ouro e diferentes tipos de aplicações. Ou seja, são armas muito bonitas, cujos canos são fabricados em aço damasco.”

A exposição apresenta, por exemplo, uma carabina de caça fabricada em memória da visita da imperatriz russa Catarina II à Fábrica de Armas de Tula em 1775. Distinguem-na a sua elegância e beleza, a coronha é decorada com ornamentação delicada e o ferrolho e a culatra com buquês e grinaldas de rosas de ouro. Num estilo parecido ao dessa carabina são decoradas as pistolas de caça com a secção interna dos canos quadrada. A decoração dos punhos com fio de prata contrasta com a leve gravação nos painéis laterais.

É raro o fuzil de caça de 1745 com secção interna da alma triangular. No seu fabrico foram utilizadas diferentes técnicas de trabalho do metal e da madeira: estampagem e gravação, incrustação de fio de ouro e de prata e os famosos “diamantes de aço” de Tula.

A exposição está organizada de maneira a os visitantes poderem seguir a evolução das armas de fogo usadas na caça. De entre os modelos modernos da fábrica de Tula está, por exemplo, representado o Zubr universal. Essa espingarda vem com um conjunto de vários canos duplos que permitem a sua utilização com uma otimização de resultados para os diferentes tipos de caça. O Zubr tem decorações originais de acordo com a tradição dos mestres de Tula.


Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.