16 de julho de 2012

MOSTRA EM SÃO PAULO PROPÕE DIÁLOGO ENTRE PRODUÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA E TRADICIONAL - Elaine Patricia Cruz



São Paulo – O modo como o passado se apresenta na produção artística contemporânea é o foco da Mostra Sesc de Artes 2012, que começa na próxima quinta-feira (19) em São Paulo. A mostra, que engloba mais de 70 atrações nacionais e internacionais nas áreas de teatro, dança, música, cinema, artes visuais, artemídia e literatura, pretende buscar os elementos do passado que se apresentam na cena contemporânea, seja quando ele está em destaque ou quando surge apenas como pano de fundo de uma produção.

Após dez anos de existência, a mostra deste ano, cujo mote é "Venha Fazer Sentido", quer refletir sobre o passado. Na literatura, a busca principal será pela tradição oral. A base da programação, neste caso, será a poesia falada, principalmente apresentada pelo escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna.

No cinema, os temas serão o cinema mudo contemporâneo, com uma mostra de curtas-metragens do cineasta canadense Guy Maddin, e a produção de filmes em 3D, como A Caverna dos Sonhos Esquecidos, de Werner Herzog.

Na música, um dos grandes destaques é a reedição do show Jogos de Armar-Faça Você Mesmo, do cantor e compositor Tom Zé, originalmente apresentado há 20 anos.

Já nas artes visuais, a ponte entre a tradição e a contemporaneidade será manifestada por meio da exposição Desobjetos: a Memória das Coisas, com instalações distribuídas pela cidade.

“A Mostra Sesc de Artes é um recorte especial da programação do Sesc, focado dentro de um tempo e espaço específicos, e que tenta priorizar um recorte conceitual único, um guarda-chuva temático, para discutir como esse tema está sendo pensado em todas as linguagens artísticas em que o Sesc atua”, explicou Nilva Costa Luz, coordenadora da Mostra Sesc de Artes 2012.

Neste ano, a mostra também inova ao propor uma programação voltada também para a formação de seu público. Com isso, serão desenvolvidas oficinas culturais, residências artísticas e ações educativas em todas as unidades do Sesc instaladas na capital paulista. Também estão programadas intervenções em espaços públicos, como estações de metrô.

A Mostra Sesc de Artes acontece entre os dias 19 e 29 de julho. Parte da programação é gratuita. A programação completa está disponível no site do Sesc.


Extraído do sítio Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.