23 de julho de 2012

LONDRES 'ESCONDE' RARIDADES OLÍMPICAS EM MUSEUS DA CIDADE - Rafael Valesi

De forma tímida, cidade exibe tochas e até medalha de ouro que será distribuída neste ano.

A tocha olímpica de 1948 no Museu de Londres (Foto: Rafael Valesi)

Londres é uma cidade que tem uma forte vocação cultural. Dezenas de teatros, museus e cinemas para todos os gostos atendem aos anseios de moradores e turistas por conhecimento. E o tema Olimpíada, mesmo que de forma tímida, também se faz presente. 

Neste período dos Jogos, a capital inglesa vem promovendo algumas exposições como parte de um festival cultural ligado ao evento. Nestas mostras, o fã da Olimpíada pode tanto conhecer mais sobre a história das edições passadas quanto também saber quais são os projetos para o futuro.

A Academia Real dos Arquitetos Britânicos, por exemplo, tem como atrativo algumas maquetes das arenas olímpicas para 2012, e painéis explicativos sobre qual será o legado do Parque Olímpico depois que os Jogos terminarem.

Já o Museu Britânico e o Museu de Londres reúnem relíquias como medalhas, fotos, pôsters e ingressos antigos dos dois Jogos realizados na cidade, em 1908 e 1948. 

Entre todas as peças expostas nos locais visitados pela reportagem, o que virou xodó do público foram as medalhas de ouro que os atletas ganharão neste ano na Olimpíada e na Paralimpíada. As láureas eram os objetos mais fotografados pelos visitantes no Museu Britânico. 

Apesar de aparentar fartura, a exposição de peças olímpicas em Londres ainda acontece de forma modesta no momento. O tema ocupa apenas pequenos salões nos museus visitados, e nem sempre as pessoas que passam por elas notam a presença dos objetos históricos.

Exposições olímpicas em Londres:


Exposição: Medalhas da Olimpíada e da Paralimpíada de Londres-2012. Período: até 9 de setembro. Atrações: além das medalhas de ouro dos dois eventos e curiosidades de como elas são feitas, a exposição também exibe as láureas dos Jogos de 1908 e 1948, entre outros objetos. 


Exposição: Londres e as Olimpíadas. Período: até setembro. Atrações: a peça principal do lugar é a tocha olímpica da Olimpíada de 1948. Também fazem parte do acervo itens como um ingresso da prova de ciclismo daquele ano, fotos das competições, medalhas e até um mapa de transporte olímpico, também de 1948.

Ingresso para a prova de ciclismo da Olimpíada de 1948, no Museu de Londres (Foto: Rafael Valesi)

Exposição: Design stories - A arquitetura por trás de 2012, e Depois da festa - O legado da celebração. Período: até 25 de setembro (primeira exposição) e 27 de novembro (segunda exposição). Atrações: em duas mostras distintas, o local disponibiliza maquetes das arenas olímpicas de 2012 e painéis sobre o legado do Parque Olímpico.


Exposição: A caminho de 2012. Período: até 23 de setembro. Atrações: o local expõe fotografias de personalidades ligadas aos Jogos, como atletas e políticos. 

Extraído do sítio LanceNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.