15 de julho de 2012

FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO

Definitivamente, o Pelourinho é uma das partes da cidade que mais me chamam a atenção, apesar de existir alguns pontos negativos, como em qualquer lugar no mundo. No Centro Histórico de Salvador os atrativos turísticos, sobretudo, culturais são os que mais me agrada. Há várias atividades para se fazer, e uma das minhas preferidas é visitar museus, e afins.

Como sempre gosto de chegar com uma certa antecedência nos lugares, principalmente, quando o compromisso é nas proximidades do Centro de Salvador. Confesso que sou bastante impaciente, não consigo ficar parado num só lugar, termino sempre procurando alguma atividade para preencher aquele tempo livre (ocioso), descobrir por um acaso, que naquele dia a visita guiada era gratuita. Não pensei duas vezes, entrei! Em pensar que, o motivo para tal descoberta fosse uma foto que tirei sentado nas escadas da Fundação Casa de Jorge Amado.

Fundação Casa de Jorge Amado no Centro Histórico de Salvador.

A fundação Casa de Jorge Amado está instalada há vários anos num casario bem conservado e em cor azul, logo na subida da ladeira, junto ao Museu da Cidade, pedaçinho do Pelô conhecido mundo a fora. Nessa ladeira foi gravado o clipe “They Don’t care about us” do Michael Jackson com a participação do grupo de percussão Olodum.

Entrada principal, com alguns computadores com acesso ao acervo digital do escritor Jorge Amado.
A fundação possui um andar de exposições a vida de um dos maiores escritores baianos, cujas obras literárias possuem representatividade da cultura baiana, como também, o seu ambiente místico. Ela foi criada, naquela época, como forma de impedir que as obras do escritor Jorge Amado fossem tiradas da Bahia, visto a grande pressão que algumas instituições, no e no exterior faziam para que doasse seu acervo, afim de que fosse melhor preservado e estudado.

Primeira das quatro salas que funcionam no 1° andar da Fundação.
No primeiro e único andar aberto para a visitação do público, há quatro salas de exposições com vários painéis com imagens e informações sobre as obras do escritor. Algumas com histórias curiosas e interessantes que marcam características de alguns períodos vividos na Literatura na Bahia. No decorrer da visita guiada, você perceberá bem a inclinação do autor para certos temas como os problemas e a injustiça sociais, o folclore, a política, crenças e tradições, e a sensualidade do povo brasileiro.

Outra três salas da exposição encontrada na fundação Casa de Jorge Amado.
Quando estive na fundação, a monitora deixou a entender que, a visita guiada era apenas em português. Mas, entrei em contato com eles, e tirei a dúvida. No quadro de funcionários há um monitor que presta o serviço em inglês e espanhol no turno vespertino.

Legendas em Português, Inglês e Francês.
De qualquer modo, os turistas em geral têm o suporte das legendas logo abaixo do painel com curiosidades e informações importantes sobre tais obras expostas, como também, acerca da biografia do escritor, tanto em Português, como em Inglês e Francês.

Alguns dos objetos pessoais do escritor.
Além de suas principais obras expostas, o visitante encontrará os objetos pessoais do escritor, tais como os principais prêmios recebidos ao longo de sua carreira, como também os objetos utilizados pelo Jorge Amado para escrever as suas principais obras, a propósito, entre os objetos pessoais expostos está a máquina de datilografia que utilizava. Ele gostava do barulhinho produzido por ela.

Vista que se tem do primeiro andar da fundação.
A própria vista que se tem da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos com plano de fundo a ladeira do bairro Santo Antônio Além do Carmo, já vale a sua visita. Por isso, aproveite e tire muitas fotos.


Onde: Largo do Pelourinho, Salvador-Ba

Visitas: Segunda feira à sexta feira das 10h às 18h. Sábado das 10h às 16h.

Preço: Adulto R$ 6,00, Criança R$ 3,00. Quarta feira a visita é gratuita.

Telefone: (55) 71 3321-0070


Extraído do sítio Se Pluga No Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.