17 de julho de 2012

CONFIRMADA AUTORIA DE OBRA INÉDITA DO NOBEL JAPONÊS YASUNARI KAWABATA

O romance foi baseado em uma peça teatral do autor húngaro posteriormente exilado nos Estados Unidos Ferenc Molnar.

O Centro Literário Kawabata da cidade de Ibaraki, na província de Osaka, confirmou que um romance inédito em poder da instituição é obra de Yasunari Kawabata, prêmio Nobel de literatura de 1968, falecido em 1972.

Os responsáveis pelo centro dedicado a pesquisar a vida e obra de Kawabata explicaram que o romance foi baseado em uma peça teatral do autor húngaro posteriormente exilado nos Estados Unidos Ferenc Molnar, segundo informou a agência de notícias Kyodo.

Acredita-se que Kawabata, nascido na cidade de Osaka em 1899, traduziu uma versão em inglês da peça para o japonês e depois escreveu sua própria adaptação em algum momento entre 1922, quando ainda estudava literatura na Universidade Imperial de Tóquio, e 1927, quando já começava a ser admirado por suas narrativas.

[[Imagem:Kawabata yasunari museum01s1760.jpg|thumb|180px|Legenda]]
Kawabata, reconhecido mundialmente por obras como "Nemureru bijo" ("A casa das belas adormecidas"), de 1961, ou "Yukiguni" ("País da neve"), publicado em partes entre 1935 e 1947, viveu até os 16 anos na cidade de Ibaraki após ficar órfão de pai e mãe aos três anos.

A cidade construiu o centro, que também abriga uma exposição permanente sobre o escritor, em 1968, ano em que ele se tornou o primeiro japonês a ganhar um prêmio Nobel de literatura.

Kawabata foi encontrado morto por inalação de gás em 1972 em sua casa na província de Kanagawa, perto de Tóquio, embora nunca tenha sido confirmado se o escritor se suicidou ou se foi morto acidentalmente.


Extraído do sítio International Press



Kawabata Yasunari - 川端 康成

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.