27 de maio de 2013

GRANTA, FINALMENTE

Revista literária britânica chega a Portugal. No primeiro número a publicação de cinco sonetos inéditos de Fernando Pessoa.


A revista da nova escrita. É assim que a publicação literária dá as boas vindas aos seus leitores na versão original, a britânica. A partir desta sexta-feira este é um luxo literário que em tempos de crise, chega, finalmente, a Portugal. O primeiro número estreia com a publicação de cinco sonetos inéditos de Fernando Pessoa.

A direção da revista literária, que nasceu na Universidade de Cambridge, em 1889, está a cargo do jornalista Carlos Vaz Marques. Este sábado, o diretor da edição nacional e John Freeman, director da Granta internacional vão debater a revista, na praça Laranja da Feira do Livro de Lisboa.

O primeiro número da edição portuguesa da revista literária pode ser encontrado nas «melhores livrarias». A Granta será publicada semestralmente e não terá uma edição online. Dentro das páginas poderá encontrar «bons textos literários inéditos», explicou Carlos Vaz Marques à Lusa, adiantando que a publicação de inéditos de autores desaparecidos é um dos objectivos de cada número. 

A publicação dos sonetos de Pessoa são «uma revelação absoluta» que «justificaria, por si só, este primeiro número da edição portuguesa da Granta», realçou. O leitor poderá encontrar também textos de originais de autores de língua portuguesa e de «grandes escritores, escritos para a Granta de língua inglesa, e nunca editados em Portugal». 

«O baú da Granta é imenso e de grande qualidade, com autores tão importantes como Salman Rushdie ou Martin Amis, Saul Bellow ou Ryszard Kapuscinski», acrescentou. A revista, que será publicada pela editora Tinta da China, vai «seguir o modelo original da Granta, que já deu provas de grande qualidade», disse Vaz Marques, que sublinhou que «será, acima de tudo, uma revista virada para a criação literária, na qual se tentará juntar nomes consagrados e novos talentos».

A Granta Portuguesa terá, «em todos os números, um portfolio fotográfico, que, nesta primeira edição, vai ter a assinatura do fotógrafo Daniel Blaufuks», já o «design» é de Vera Tavares.

Extraído do sítio TVI24.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.