24 de maio de 2013

FEIRA DO LIVRO DE LISBOA DEDICA A ANGOLA O DIA 28 DE MAIO


A 83ª Feira do Livro de Lisboa, aberta oficialmente quinta-feira, dedica o próximo dia 28 de Maio a Angola, no quadro da participação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no certame.

Entre os vários autores angolanos que participarão no evento, contam os nomes da escritora Kanguimbo Ananás, com a sua mais recente obra “As férias de Yahula”, assim como a “Triangularte Editora”, que se vai estrear no mercado com três colecções, designadamente “Kilunji - Estudos e Testemunhos”, “Ohandanji – Poesia” e “Dimatekenu – Novos Autores”.

A “Colecção Kilunji” iniciará com a obra “Ideogramas de Ngandji: Ensaio de Leituras e Paráfrases”, de Luís Kandjimbo; a “Ohandanji – Poesia”, com os livros “Andarilho e Doutrinário: 50 Anos/Poemas” (de Lopito Feijóo) e “Ego do Fogo” (David Capelenguela); enquanto a “Dimatekenu – Novos Autores” mostrará o estudo “Ensino Superior Privado em Angola: Sua Evolução – 1992/2007”, de Adelina de Kandingi.

A CPLP estará representada na edição deste ano da Feira do Livro de Lisboa com um pavilhão, à semelhança do que aconteceu em 2012, numa iniciativa que diz apoiar editores e escritores dos seus Estados-membros, através da realização de lançamentos de livros e sessões de autógrafos.

A iniciativa da CPLP “visa ainda reforçar a sua presença em acções de promoção e divulgação do português, no âmbito da produção literária, divulgando obras de escritores dos oito Estados-membro da CPLP menos conhecidos nos circuitos editoriais portugueses”, salienta fonte daquele organismo lusófono.

O espaço da CPLP na referida Feira, que decorre até 10 de Junho, no Parque Eduardo VII, na capital lusa, contempla a presença de autores dos Estados-membros em tertúlias e sessões de autógrafos, comemorando também a VI Semana Cultural da CPLP em saudação ao Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, assinalado a cinco de Maio último.

Além de Angola, o evento dedicará ainda a Guiné-Bissau, hoje (24 de Maio); Cabo Verde (25 de Maio); Brasil (26 de Maio); Moçambique (29 de Maio); São Tomé e Príncipe (30 de Maio); Timor-Leste (31 de Maio) e Portugal (um de Junho).

Extraído do sítio Angola Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.