23 de maio de 2013

COM MAIS DE 40 AUTORES, FLIP TERÁ POETA DA PRIMAVERA ÁRABE E HOMENAGEM A GRACILIANO RAMOS - Fabíola Ortiz

Poeta egípcio Tamim Al-Barghouti. Nasser Nuri/Reuters

Mais de 40 autores, entre brasileiros e estrangeiros, foram convidados para participar da 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre os dias 3 e 7 de julho, em Paraty (RJ), e homenageará Graciliano Ramos. O anúncio da programação foi feito nesta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro.

Entre os nomes internacionais, destaca-se o poeta egípcio Tamim Al-Barghouti, figura central na primavera árabe. Além de poeta, Al-Barghouti é cientista político e vive atualmente nos Estados Unidos. Ele teve seus versos declamados durante os protestos no Egito contra Hosni Mubarak, um dos primeiros eventos da chamada Primavera Árabe, em 2011. Al-Barghouti leciona em Washington como professor convidado da Universidade de Georgetown.

O romancista Michel Houellebecq, vencedor do Goncourt em 2010 com o romance "Partículas Elementares", considerado um dos grandes nomes da atual prosa francesa também confirmou presença.

A tradutora norte-americana Lydia Davis, vencedora do Man Booker International Prize 2013, falará sobre sua literatura que transita entre ficção, ensaio e poesia. Davis irá lançar no Brasil, durante a Flip, o livro "Tipos de Perturbação" (Companhia das Letras), tendo sido indicada ao National Book Award em 2007.

Vencedora do French-American Foundation Translation Prize de 2003 por sua tradução de "No Caminho de Swann", de Marcel Proust, Davis foi nomeada Chevalier da Ordem das Artes e das Letras pelo governo francês por sua obra de ficção e tradução. Também é autora do romance "The End of History" e de seis volumes de contos.

Para compor a presença feminina, a autora franco-iraniana Lila Azam Zanganeh trará, por sua vez, a leitura original da obra de Vladimir Nabokov – segundo a autora, o "grande escritor da felicidade".

O norte-americano Tobias Wolff e o norueguês Karl Ove Knausgard se encontrarão em debate sobre a relação entre ficção e confissão. Wolff é conhecido por ser um contista e memorialista e Karl Ove ganhou projeção internacional após a publicação de "Minha Luta", uma narrativa autobiográfica em seis volumes.

Entre os autores internacionais já anunciados pela organização da Flip 2013, estão o escritor irlandês John Banville que irá lançar no Brasil, durante o evento, o livro "Luz antiga", seu 16º romance, pela Globo Livros. Banville já ganhou o prêmio Man Booker Prize pelo seu sucesso "O Mar", de 2005. Ele também já escreveu romances policiais sob o pseudônimo de Benjamin Black, como "O cisne de prata" e "O pecado de Christine".

O bósnio Aleksandar Hemon também estará na Flip. Ele é autor de "O projeto Lazarus", livro eleito a melhor obra de ficção de 2008 pela revista "The New Yorker" e finalista do National Book Award.

Hemon nasceu em Sarajevo, em 1964, na antiga Iugoslávia e graduou-se em literatura na Universidade de Sarajevo. Em 1992, ele se mudou para os Estados Unidos e, três anos mais tarde, passou a escrever em inglês. Revistas como "The New Yorker", a "Esquire" e a "Paris Review" são algumas das que publicaram trabalhos do autor bósnio. Sua obra mais recente, a estreia no gênero não-ficção, é "The book of my lives" e saiu neste ano nos Estados Unidos.

Segundo o curador da Flip 2013, Miguel Conde, este ano o evento literário conta com uma presença mais forte de artistas de outras áreas que não apenas a literatura.

"Desde o início, a Flip é um festival de artes e ideias que tem como eixo a literatura mas incorpora cineastas, por exemplo. O hibridismo de diferentes áreas é muito estimulante, a exploração do limite entre o literário e outros tipos de discurso", afirmou Conde durante o anúncio da programação oficial no Rio de Janeiro.

Dos convidados, 23 são brasileiros e 18 estrangeiros. Fazendo jus a este perfil híbrido da feira literária, o historiador da arte T.J. Clark falará, no dia 4 de julho, às 19h30 sobre a obra de Picasso e lança um novo olhar sobre a obra de "Guernica".

O cineasta Eduardo Coutinho que completa, em 2013, 80 anos também tem presença confirmada na Tenda dos Autores, no sábado dia 6 de julho, às 12h.
"Desde o ano passado, queríamos que o Eduardo Coutinho estivesse na Flip e, neste ano, conseguimos convencê-lo a vir", destacou Conde.

O ganhador do prêmio Pritzker de 2011, o português Eduardo Souto de Moura, considerado o Nobel de arquitetura também está em Paraty para conversar com o crítico de arquitetura da "New Yorker", Paul Goldberger, no dia 4 de julho.

Milton Hatoum é o autor de "Relato de Um Certo Oriente" e "Dois Irmãos"

Homenagem a Graciliano Ramos

O escritor amazonense Milton Hatoum – autor de "Relato de Um Certo Oriente", "Dois Irmãos" e "Cinzas do Norte" – fará a conferência de abertura da 11ª edição, com homenagem a Graciliano Ramos, autor do consagrado "Vidas Secas" e "Memórias do Cárcere".

Milton Hatoum dará o primeiro passo da homenagem na Tenda dos Autores, às 19h, no dia 3 de julho. Como grande conhecedor do escritor, Hatoum falará sobre a importância da obra de Graciliano Ramos na literatura, mas também na cultura brasileira, incluindo o cinema e a política.

Segundo a organização do evento, Hatoum irá combinar o "relato pessoal de sua experiência de leitura com uma discussão mais geral sobre o lugar central da obra do escritor na história da cultura brasileira".

O cineasta Nelson Pereira dos Santos também foi convidado para falar sobre a relevância da obra de Graciliano, no dia 5 de julho, às 21h30, ao lado de Miúcha. O diretor irá revisitar as adaptações para o cinema de "Vidas Secas" (1963) e "Memórias do Cárcere" (1984).

Para dar voz ao sentido político da obra da Graciliano, três críticos literários irão se reunir no último dia da Flip, dia 7 de julho, às 11h, para discutir como o escritor alagoano incorpora e exprime sua postura crítica diante do mundo. Wander Melo de Miranda, Lourival Holanda e Erwin Torralbo Gimenez estarão juntos nesta mesa.

Uma exposição sobre o escritor homenageado, cuja morte compleotu 60 anos no dia 20 de março, será montada na Casa da Cultura em Paraty.

Show de abertura

O cantor e compositor Gilberto Gil fará o show de abertura da Flip, na noite do dia 3 de julho. No repertório, o cantor fará um apanhado de seus 50 anos de palco com canções compostas em diversas fases de sua carreira como "Domingo no Parque", "Palco", "Estrela".. Gil estará acompanhado do filho Bem Gil (violão e guitarras).

O artista também participará de uma mesa na tarde do dia 4 de julho para falar sobre "Culturas Locais e Globais". Junto com a socióloga Marina de Mello e Souza, Gil debaterá sobre a criação e manutenção de políticas públicas para a disseminação de programas culturais.

Além de Gil, a cantora Maria Bethânia já confirmou a presença em uma das mesas mais aguardadas. Bethânia e Cleonice Berardinelli, professora emérita da UFRJ, estarão juntas em "Lendo Pessoa à beira-mar", no dia 5 de julho às 19h30.

"As duas iniciaram recentemente uma colaboração sobre Fernando Pessoa. Será um pequeno espetáculo, uma combinação de conversa e recital", explicou o curador.

Jovens autores

A programação da Tenda dos Autores também incluirá jovens autores, como as três poetas Alice Sant'Anna, Ana Martins Marques e Bruna Berber que estarão reunidas na primeira mesa do dia 4 de julho, às 10h, para falar sobre o lado cômico, melancólico e sublime de sua poesia.

Dois satiristas brasileiras, Zuca Sardan e Nicolas Behr, também estreiam na Flip, no dia 6 de julho.

A edição de 2013 da Flip custará R$ 8,6 milhões, segundo anunciou Mauro Munhoz, diretor geral do evento.

Em 2012, cerca de 25 mil pessoas passaram pela Flip que registrou um recorde de participação do público.

Extraído do sítio UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.