13 de maio de 2013

PRÊMIO MUSEU EUROPEU DO ANO È ANUNCIADO A 18 DE MAIO. PORTUGAL TEM DOIS FINALISTAS


O Prémio Museu Europeu do Ano 2013 vai ser anunciado na Bélgica, a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, e há dois candidatos portugueses, de Coimbra e da Batalha, entre os 28 finalistas.

De acordo com o Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF), entidade organizadora, a cerimónia do anúncio do vencedor vai realizar-se no último dia da assembleia anual, que decorrerá entre 15 e 18 de maio em Tongeren, na Bélgica.

O Museu Machado de Castro, em Coimbra, e o Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha são os dois finalistas de Portugal, entre 28 museus de 16 países.

De acordo com a entidade europeia, para esta edição do prémio, a organização tinha recebido 40 candidaturas de 21 países, membros do Conselho da Europa, entidade fundadora do Fórum, em 1977.

Entre os finalistas estão também o Museu de Arte Clássica, em Mougins, França, o Museu Marítimo, em Kotka, na Finlândia, o Museu de História Natural, em Veneza, Itália, o Museu Alpino, em Berna, na Suíça, o Museu Etnográfico da Eslovénia, o Museu de História Natural de Barcelona, em Espanha, e o Museu do Mosaico, em Gaziantep, na Turquia.

O Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, no Reino Unido, o Museu de Arte, em Riga, na Letónia, o Museu Marítimo Nacional da Holanda, em Amesterdão, o Museu Viking, nas ilhas Lofoten, na Noruega, e o Museu Aan de Stroom, em Antuérpia, na Bélgica, estão igualmente entre os 28 finalistas.

O Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award - EMYA, na sigla original) foi entregue em 2012 ao Museu Madinat al-Zahra, da cidade espanhola de Córdova, numa cerimónia que decorreu em Penafiel, cidade portuguesa anfitriã da cerimónia, nesse ano.

O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos, que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus.

Na área da museologia, este galardão é o principal e o mais antigo dos atribuídos pelo EMF, e também o mais prestigiado na Europa.

Foi criado com o objetivo de reconhecer a excelência no setor museológico europeu e de promover processos inovadores no setor.

O tema deste ano do Dia Internacional dos Museus é dedicado à influência da memória e da criatividade, na mudança social.

Extraído do sítio TSF.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.