13 de maio de 2013

ALTAIR MARTINS RECEBE PRÊMIO MOACYR SCLIAR DE LITERATURA NESTE SEGUNDA-FEIRA 13



O Prêmio Moacyr Scliar de Literatura celebra, nesta segunda-feira (13), a finalização da sua segunda etapa, lançada em 2012, e que teve a divulgação de seu vencedor em março deste ano. A cerimônia, que ocorre às 14h30min no Palácio Piratini, homenageia o escritor Altair Martins, premiado com seu livro de contos Enquanto água.

Publicado em 2011 pela Editora Record, o livro vencedor terá uma nova edição de 5 mil exemplares, impressos pela Corag e distribuídos gratuitamente na rede estadual de bibliotecas públicas e em pontos de cultura do Rio Grande do Sul. O autor Altair Martins ainda recebe o valor de R$ 150 mil e a editora responsável, R$ 30 mil pelos direitos de distribuição da obra. A comissão julgadora desta edição foi formada por Carlos Nejar, Charles Kiefer, Edson Cruz, Ivana Arruda Leite e Marcelino Freire.

O prêmio


Instituído em 2011, o Prêmio Moacyr Scliar de Literatura é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL) e da Associação Lígia Averbuck. O projeto conta ainda com o patrocínio da Petrobras e do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, apoio da Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas e da Agência Matriz. Ao homenagear uma de suas mais importantes personalidades literárias, o prêmio pretende fomentar a produção literária, incentivar escritores e contribuir com o enriquecimento e a qualificação dos acervos das bibliotecas públicas. Concorrem livros de poesia e de contos, publicados no Brasil e em língua portuguesa, de 01 de janeiro a 31 de dezembro, por autores nacionais, nos dois anos anteriores à edição de cada premiação. A cada edição, uma categoria é privilegiada: em 2011, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura - Categoria Poesia; em 2012, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura - Categoria Conto. Nos próximos anos, sempre haverá alternância: em um ano, poesia; no outro, conto.

O vencedor

Altair Martins nasceu em Porto Alegre, em 1975. É doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministrou a disciplina de Conto no Curso Superior de Formação de Escritores da Unisinos. Foi vencedor do Prêmio Guimarães Rosa, da Radio France Internationale, por duas vezes (1994 e 1999). Ganhou também o Açorianos (2000 e 2009), o Josué Guimarães (2001), o Luiz Vilela (2000), entre outros. Em 2009, ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura com o romance A parede no escuro. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França e EUA. Em 2012, o livro Enquanto água foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria contos e crônicas e ganhou o Prêmio Açorianos, na categoria contos.

Extraído do sítio Instituto Estadual do Livro RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.