22 de maio de 2013

FEIRA DO LIVRO DE LISBOA COMEÇA AMANHÃ


A 83.ª feira do Livro de Lisboa começa dia 23 de maio e vai até 10 de junho. No Parque Eduardo VII, em Lisboa, estarão cerca de cem mil títulos, distribuídos por dezenas de pavilhões e centenas de editores, chancelas, alfarrabistas e livreiros.

Segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APL), que realiza a feira em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, esta edição contará com várias novidades ao nível da programação cultural, mais virada para as crianças e a família, ou de novos espaços, incluindo de restauração.

A APL suspendeu a edição 2013 da Feira do Livro no Porto, alegando falta de meios financeiros. A câmara do Porto anunciou um evento alternativo, para julho, segundo o JN.

Mas a grande novidade diz respeito à Conferência de Edimburgo, um dos mais importantes festivais literários do mundo, e que este ano estará presente em 15 cidades. A iniciativa, que partiu do British Council, vai pôr, a partir de dia 25, alguns dos mais conceituados escritores portugueses como José Rodrigues dos Santos, João Tordo ou Dulce Maria Cardoso ou ainda a britânica Denise Mina e o francês Mathias Énard a debater "A Literatura deve ser Política" ou "Qual será o futuro do romance."

À Câmara Municipal de Lisboa cabe a responsabilidade de organizar várias atividades para as crianças e suas famílias, envolvendo a rede de bibliotecas, em parceria com as editoras de livros infantis na feira. Dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, está prevista uma programação especial. Tudo isto para bater o recorde das 500 mil pessoas de visita à feira.

Nesta 83.ª edição da Feira do Livro haverá então serões de contos (em português e inglês), histórias para bebés, ateliers, lançamentos de livros e as tradicionais sessões de autógrafos.

Para os adultos, as várias editoras levam ao contato com o público os seus escritores. É o caso do grupo Porto Editora, com presença em 24 pavilhões, que terá dois espaços para autógrafos, lançamentos, sessões de leitura e outros eventos.


O grupo destaca que pelo seu espaço irão passar nomes como o de Mário de Carvalho, José Eduardo Agualusa, Francisco José Viegas, Miguel Esteves Cardoso, Gonçalo M.Tavares, Almeida faria, José Rentes de Carvalho, Maria do Rosário Pedreira, Teolinda Gersão, Luís Miguel Rocha e, de fora, Enrique Vila-Matas, Luis Sepúlveda e Dorothy Koomson.

Extraído do sítio Dinheiro Vivo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.