27 de maio de 2013

O VINHO QUE VEM DO GELO - Osvaldir Castro

Conheça um pouco da história da bebida que é fabricada com as uvas congeladas nos próprios vinhedos.

http://www.vinho365.com.br/2011/07/icewine-perico-2011.html
Os vinhos do gelo são produzidos a partir de uvas congeladas no próprio vinhedo. De difícil elaboração, são produzidos em alguns países da Europa Central, Canadá e EUA. Considerados verdadeiras joias da Enologia, recebem uma proteção legal na Europa que não aceita como vinho do gelo aquele que é produzido a partir de métodos artificiais de resfriamento da uva. A uva deve ser congelada naturalmente, durante a maturação, no próprio vinhedo.

A Austria e a Alemanha foram os primeiros a produzir o vinho do gelo – chamado de “eiswein”. A primeira produção ocorreu na região da Baviera, na Alemanha, em 1794, e resultou de um incidente climático que congelou as uvas, inesperadamente, na época da colheita. Em função da temperatura, houve uma fermentação lenta, que deu como resultado um vinho de intenso sabor, doce, de aromas penetrantes e intensa acidez. 

A produção só ocorre em regiões específicas e em safras especiais, quando o clima propicia o congelamento das frutas. Daí uma produção muito pequena e, em conseqüência, alto preço. Garrafas de 375 ml (meia garrafa padrão) chegam a 120 Euros.

Na América do Norte é chamado de “icewine”. As principais produções estão na península de Niagara e Columbia Britanica, no Canadá, e nos estados de Washington, Idaho e Oregon, nos EUA. Na Europa as uvas principais que entram na elaboração do vinho de gelo são a Riesling e Gewürztraminer, sendo ainda utilizadas as Pinot Gris, Chardonnay, Pinot Blanc e a Merlot, além da híbrida Vidal. Na América do Norte as principais são a Riesling e a Vidal.

Importante ressaltar que para se conseguir um vinho de gelo de qualidade é necessário que a temperatura se mantenha entre 7 e 8 graus abaixo de zero vários dias. A colheita da uva deve ocorrer de madrugada e o transporte rápido para as vinícolas, sendo o mosto separado antes que os cristais de gelo derretam, o que levaria a uma diluição do açúcar prejudicando a qualidade do produto final. Na baixa temperatura a fermentação é lenta e nem todo açúcar se transforma em álcool, o que determina um vinho doce, com açúcar residual, um grau alcoólico baixo (de 5% a 16% ) e muito suave.

A Argentina está produzindo, com a uva Malbec, um vinho a partir de uvas super maduras que são colocadas em temperatura de 8 graus abaixo de zero, por vários dias, na vinícola. 

http://www.revistasaboresdosul.com.br/informacoes/ver.php?id=1025480952=Icewine_Perico
No Brasil a Vinícola Pericó, localizada em São Joaquim, produziu, em 2009, um Icewine, feito com uvas Cabernet Sauvignon, colhidas congeladas em uma manhã em que os termômetros da região alcançaram os 7,5°C negativos, e prensadas de imediato para separar os resíduos sólidos - inclusive o gelo - resultando em um mosto concentrado e açucarado, que lhe garantiu 15% em álcool. Foi uma produção incidental.

Extraído do sítio Rede Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.