28 de maio de 2013

SÃO PETERSBURGO COMPLETA 310 ANOS

São Petersburgo comemorou nesta segunda-feira, 27, 310 anos de fundação. A segunda maior cidade da Rússia e quarta da Europa foi capital do país até 1918. Está localizada às margens do rio Neva, na entrada do golfo da Finlândia, no mar Báltico e tem uma população de 4,6 milhões de habitantes.

A história de São Petersburgo remete ao ano de 1703, quando, durante a chamada Guerra do Norte, quando Pedro, o Grande, ordenou a construção da Fortaleza de Sankt-Piter-Bourg, a Fortaleza de São Pedro. A cidadela logo ganharia status de cidade e passaria a exercer o papel da capital do país nos períodos de 1712 a 1728 e de 1732 a 1918.

Um gigantesco coral se apresenta à frente da Catedral de Santo Isaque, no aniversário de São Petersburgo
Após a entrada da Rússia na I Guerra Mundial, em 1914, o Imperador Nicolau II assinou um ato que rebatizou São Petersburgo como Petrogrado e, em 1924, em memória de Lenin, a cidade passou a se chamar Leningrado, já que em 1917, como capital, servira de palco principal para as revoluções de fevereiro e outubro.

O nome São Petersburgo só viria a ser retomado pela cidade em 1991. A capital cultural da Rússia, como é conhecida, está relacionada como Centro Histórico na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Extraído do sítio Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.