31 de maio de 2013

RIVERSIDE DE GLASGOW É O MUSEU EUROPEU DO ANO

Museu Riverside de Glasgow. Fotografia © D.R.

O Prémio Museu Europeu do Ano foi atribuído ao Museu Riverside de Glasgow na Escócia.

A cerimónia do anúncio do vencedor realizou-se em Tongeren, na Bélgica, no último dia da Assembleia Geral da organização, que coincide com o Dia Internacional dos Museus.

O Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha, que era um dos finalistas com o Machado de Castro, de Coimbra, foi distinguido com o Prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus.

O Museu de Arte de Riga, o Museu de San Telmo em San Sebastian, Espanha, e o Museu Gobustan, no Azerbaijão, foram distinguidos com menções honrosas.

Entre os finalistas estavam também o Museu de Arte Clássica, em Mougins, França, o Museu Marítimo, em Kotka, na Finlândia, o Museu de História Natural, em Veneza, Itália, o Museu Alpino, em Berna, na Suíça, o Museu Etnográfico da Eslovénia, o Museu de História Natural de Barcelona, em Espanha, e o Museu do Mosaico, em Gaziantep, na Turquia.

O Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award - EMYA, na sigla original) foi entregue em 2012 ao Museu Madinat al-Zahra, da cidade espanhola de Córdova, numa cerimónia que decorreu em Penafiel, cidade portuguesa anfitriã da cerimónia, nesse ano.

O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos, que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus.

Na área da museologia, este galardão é o principal e o mais antigo dos atribuídos pelo EMF, e também o mais prestigiado na Europa. Foi criado com o objetivo de reconhecer a excelência no setor museológico europeu e de promover processos inovadores no setor.

O tema deste ano do Dia Internacional dos Museus é dedicado à influência da memória e da criatividade, na mudança social.

Extraído do sítio Diário de Notícias.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.