24 de maio de 2013

CINCO RAZÕES PARA IR À FEIRA DO LIVRO DE LISBOA - Inês Belo

Começou ontem,  dia 23, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, a 83.ª Feira do Livro de Lisboa. Damos-lhe cinco (boas) razões para uma visita.

Foto: Álvaro Isidoro
1. Conferência de Edimburgo

Promovida pelo British Council, trata-se de uma extensão daquele que é um dos mais importantes encontros de literatura do mundo. E chega a Lisboa no próximo sábado, 25, juntando, no auditório da feira, autores nacionais e estrangeiros a debater A literatura pode ter caráter político? e O romance, qual é o seu futuro?. Entre os convidados, figuram os portugueses José Rodrigues dos Santos, João Tordo ou Dulce Maria Cardoso, a britânica Denise Mina e o francês Mathias Énard.

2. Clube de Leitura

Dar voz aos leitores é o objetivo. Pelo auditório vão passar dez Comunidades de Leitura (incluindo o Bichinho do Conto, dedicado à literatura infantil), abertas a quem quiser ler, discutir e conversar sobre livros selecionados. A Noite, de José Saramago, promovido pelo grupo Paisagens Literárias de Lisboa (26 maio, 17h), O Ano Sabático, de João Tordo, pela livraria Bulhosa (7 junho, 18h) e O Vento Assobiando nas Gruas, de Lídia Jorge, pela Comunidade de Leitores de Filipa Melo (8 junho, 17h) são os temas de alguns dos encontros agendados.

3. Crianças

A programação no espaço infantil será reforçada, com serões de contos, ateliês de ilustração e arquitetura, música e teatro, histórias para bebés, histórias em inglês e lançamentos de livros. E estende-se, este ano, ao Quiosque Central Parque, junto da Estufa Fria, onde também vai estar a Disco Kid. No Dia da Criança (1 de junho), há encontro especial marcado para o relvado, das 15 às 16 horas, e no Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) aprende-se a reciclar, bem como os vários tipos de energias renováveis.

4. Hora H

De segunda a quinta-feira, na última hora do dia (ou seja, entre as 22 e as 23 horas) podem adquirir-se livros com descontos - 50%, no mínimo.

5. Voluntariado

Durante a feira, 30 voluntários vão prestar apoio, nas diversas atividades: além de ajudarem os visitantes com dificuldades de mobilidade, participam na organização das conferências, lançamentos e tertúlias nas praças, e no uso do tabuleiro de xadrez gigante instalado no parque.

Feira do Livro de Lisboa: Parque Eduardo VII - 23 maio-10 junho - Seg-qui 12h30-23h, sex 12h30-21h, sáb e véspera de feriado 11h-24h, dom 11h-23h -

Extraído do sítio Visão.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.