24 de maio de 2013

PORTO ALEGRE É A SEXTA CAPITAL EM TRANSPORTE AÉREO, APONTA IBGE

Mais de 5 milhões de passageiros passaram pelo Salgado Filho em 2010.


Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que Porto Alegre é a sexta capital do País na concentração do transporte aéreo doméstico de passageiros e de cargas. Os dados divulgados nesta terça-feira apontam que 5.216.372 milhões de pessoas passaram pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho em 2010, entre embarques e desembarques.

A pesquisa aponta ainda que o número de passageiros no terminal aéreo em 2010 é quase cinco vezes a população total da cidade. Conforme o Censo, Porto Alegre tinha 1.409.351 milhão de habitantes em 2010, segundo o IBGE.

Sobre o transporte de cargas, a Capital gaúcha tem posição menos significativa (16.642.656 quilos), ocupando o oitavo lugar entre as 19 cidades com maiores movimentações. 

São Paulo lidera tráfego aéreo brasileiro

São Paulo lidera o tráfego aéreo no País. Os dois aeroportos da capital paulista tiveram, juntos, em 2010, quase o dobro da movimentação de passageiros dos dois aeroportos do Rio de Janeiro, a segunda cidade com maior fluxo do País. Foram 26,8 milhões de embarques e desembarques domésticos na capital paulista e 14,4 milhões na capital fluminense. Brasília, que tem um aeroporto, ficou tem terceiro lugar, com 12,3 milhões de passageiros embarcando e desembarcando. 

No ranking dos chamados pares de ligação (conexões aéreas entre duas cidades), os aeroportos de Congonhas e de Guarulhos figuram nas seis primeiras colocações com trechos até Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba, respectivamente.

Extraído do sítio Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.